São Paulo - Uma das mais conceituadas revistas de negócios do mundo, a Forbes divulgou a lista dos dez jogadores de futebol mais bem pagos do mundo. No topo do ranking, estão estrelas como Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi. O time do PSG, aliás, tem outro representante, Mbappe, em uma temporada em que o time francês é o favorito em sites de apostas como o bet365 futebol para faturar títulos nacionais e continentais, como a UEFA Champions League.
De acordo com a Forbes, Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 125 milhões de dólares na temporada 2021/2022. Deste valor, 70 milhões de dólares serão pagos em forma de salário e bônus por seu retorno ao Manchester United, após duas temporadas na Juventus, da Itália. O resto do salário do craque vem de seus patrocínios, com marcas como Nike, Herbalife e Clear.
Segundo a Forbes, apenas três outros atletas ganham mais dinheiro com ações comerciais e de marketing: o tenista Roger Federer, o astro da NBA LeBron James e o maior jogador de golfe da história, Tiger Woods.
"E não há sinais de que Cristiano Ronaldo está desacelerando, com o homem de 36 anos ainda superando muitos de seus adversários na Europa", salienta a publicação.
Em maio, a UEFA, órgão que rege o futebol na Europa, divulgou um relatório afirmando que seus principais clubes enfrentaram uma perda de receita de 8,5 bilhões relacionada à pandemia, prejudicando a movimentação de grandes jogadores. Ainda assim, a lista mostra que jogadores de renome no futebol mundial não foram tão impactados pela crise sanitária e conseguiram manter seus ganhos intactos em negociações feitas recentemente.
O terceiro nome da lista é o brasileiro Neymar, que aos 29 anos recebe algo em torno de 95 milhões de dólares em salários do PSG e ações comerciais com empresas esportivas e de ramos diversos. Outro craque do clube francês e que aparece na quarta colocação é Kylian Mbappe, de 22 anos, com salários de 43 milhões de dólares.Mohamed Salah, do Liverpool, 29, completa os cinco primeiros com 41 milhões. O Top 10 tem ainda o polonês Robert Lewandowski e o espanhol Andres Iniesta (ambos com 35 milhões de dólares), o francês Paul Pogba, do Manchester United, com 34 milhões de dólares, o galês Gareth Bale, com 32 milhões de dólares e o belga Eden Hazard, com 29 milhões de dólares
"No total, os dez jogadores de futebol mais bem pagos devem ter ganhos limpos, ou seja, sem impostos, de 585 milhões de dólares nesta temporada, quase 20 milhões de dólares acima da última temporada. Salário e bônus constituem a maior parte do total – 415 milhões de dólares – e um modesto aumento de 2,6% em relação ao ano passado, já que a maioria dos clubes continua cautelosa em face da incerteza em torno das variantes emergentes da Covid-19", afirma a Forbes.