Rio de Janeiro - O Flamengo voltou a vencer o Barcelona, por 2 a 0, nesta noite de quarta-feira, desta vez em Guayaquil, no Equador, e se garantiu na final da Libertadores. O Mengo vai encarar o atual campeão Palmeiras, algoz do Atlético Mineiro. A 4ª decisão brasileira, aliás, terá os dois últimos vencedores em campo.
O Flamengo conquistou seu 2º título no torneio em 2019 ao vencer o River Plate. O Palmeiras, por sua vez, bateu o Santos no ano passado. Antes do clássico paulista, outras duas finais contaram com dois clubes brasileiros, sempre tento um representante de São Paulo. Em 2005, o São Paulo foi campeão diante do Athletico Paranaense, mas em 2006 sucumbiu perante o Internacional.O Flamengo chega à terceira final com campanha invicta. São nove vitórias (quatro em casa e cinco fora) e três empates (dois como mandante e um como visitante), além de 32 gols a favor (melhor ataque) e 12 tentos tomados. Aproveitamento de 83,3%.
O título de Palmeiras ou Flamengo ainda ajudará o Brasil a diminuir a diferença para a Argentina que lidera com 25 conquistas, ante 21 dos brasucas, já contando com o troféu de 2021. No atual século, aliás, o Brasil leva vantagem sobre os hermanos com dez títulos a sete.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional, Flamengo e Palmeiras. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.
Confira as finais brasileiras na Libertadores:
*campeão
2005
São Paulo* x Athletico Paranaense
2006
Internacional* x São Paulo
2020
Palmeiras* x Santos
2021
Palmeiras x Flamengo