Ceará - Atlético Cearense e ABC se juntaram a Aparecidense e Campinense e, neste domingo, garantiram o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. O clube cearense, que já foi chamado de Uniclinic, disputará a Série C pela 1ª vez, enquanto os potiguares voltam para a divisão após dois anos.
A Águia da Precabura, como o Atlético é conhecido, tem outro detalhe interessante. O clube de Fortaleza é presidido por Maria José Vieira, fato raro no futebol brasileiro. O acesso do Atlético foi obtido com sete vitórias (quatro em casa e três fora), sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e seis derrotas (duas em seus domínios e quatro fora), além de 27 gols a favor e 24 tentos tomados. Aproveitamento de 46,7%.
Ao longo de todas as fases, o Atlético Cearense passou por Sousa-PB, Treze-PB, Caucaia-CE, ABC-RN, América de Natal-RN, Campinense-PB, Central-PE, Juazeirense-BA, Paragominas-PA e Ferroviária-SP.Outra realidade!
O ABC, apesar de já ter jogado a Série C, também conquistou seu 1º acesso na Série D. Vice-campeão Potiguar, o Mais Querido subiu com 12 vitórias (nove em casa e três fora), quatro empates como visitante e quatro derrotas (uma em seus domínios e três fora), além de 40 gols a favor (melhor ataque) e 17 tentos sofridos. Aproveitamento de 66,7%.
Em sua caminhada, o ABC encontrou Treze-PB, Sousa-PB, América de Natal-RN, Atlético Cearense-CE, Caucaia-CE, Central-PE, Campinense-PB, Retrô-PE, 4 de Julho-PI e Caxias-RS. Na Primeira Fase, o ABC fez 9 a 1 no Caucaia, a maior goleada da edição 2021. Na semifinal, o ABC vai encarar a Aparecidense e o Atlético pegará o Campinense.