Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 29 de outubro de 2021 às 00:00

Minas Gerais e Paraná farão final inédita na Copa do Brasil; Atlético e Athletico podem igualar um seleto grupo

Rivais estão pela 3ª vez na decisão do torneio nacional e buscam o 2º título

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraná - Atlético Mineiro e Athletico Paranaense farão a final da edição 2021 da Copa do Brasil. Essa será a 1ª vez que o torneio nacional será decidido por clubes mineiros e paranaenses, segundo levantamento do Sr. Goool. Galo e Furacão, no entanto, já estiveram na decisão e deram a volta olímpica.

Em 2019, o Athletico, vice em 2013 diante do Flamengo, foi campeão em cima do Internacional. O Atlético, enquanto isso, deu a volta olímpica contra o eterno rival Cruzeiro em 2014 e, dois anos depois, bateu na trave perante o Grêmio. O vencedor da atual temporada ainda entrará para um seleto grupo.

 Athletico Paranaense eliminou o Flamengo, enquanto o Atlético Mineiro despachou o Fortaleza!Gustavo Oliveira / Athletico ParanaenseAthletico Paranaense eliminou o Flamengo, enquanto o Atlético Mineiro despachou o Fortaleza!
Mineiros ou paranaenses vão se tornar o 6º campeão com mais de um título na Copa do Brasil e o 6º clube com mais de uma conquista no século XXI. Se Minas Gerais tenta levantar o troféu pela 8ª vez, o Paraná quer a 2ª volta olímpica na Copa BR.

Campanhas:
O Atlético Mineiro chega à final com sete vitórias (quatro em casa e três fora) e uma derrota como visitante, além de 16 gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 87,5%. As vítimas do Galo foram: Remo-PA, Bahia-BA, Fluminense-RJ e Fortaleza-CE.

O Athletico Paranaense, por sua vez, varreu Avaí-SC, Atlético Goianiense-GO, Santos-SP e Flamengo-RJ. Invicto, o Rubro-negro obteve cinco triunfos (três em casa e dois fora) e três igualdades (uma como mandante e duas como visitante), além de 13 gols anotados e seis tentos sofridos. Desempenho de 75%.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com dez títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.