Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 08 de novembro de 2021 às 13:51

Sudeste repete Nordeste com três acessos na Série C; Santa Catarina mantém domínio no Sul

Tombense, Ituano, Criciúma e Novorizontino garantiram vagas para a Série B em 2022

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Criciúma e Novorizontino se juntaram a Tombense e Ituano e também garantiram o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. O Sudeste, aliás, repetiu o feito do Nordeste e subiu três clubes pela primeira vez desde 2009, segundo levantamento do Sr. Goool.

Tombense e Novorizontino garantiram pela 1ª vez o acesso à Série B, enquanto o Ituano voltaram ao segundo escalão nacional após 15 anos. O Sudeste bateu seu recorde com três acessos e igualou a marca do Nordeste em 2017 e 2019. Só essas duas regiões conseguiram subir três clubes no mesmo ano.

 Criciúma volta para a Série B após três anos e Novorizontino conquista inédito acesso na Série C!Celso da Luz / CriciúmaCriciúma volta para a Série B após três anos e Novorizontino conquista inédito acesso na Série C!
O acesso do Novorizontino foi o 16º do Sudeste e o 9º de São Paulo, segundo levantamento do Sr. Goool. De 2009 para cá, o Sudeste ficou sem acesso apenas em quatro oportunidades. Tombense, Ituano e Novorizontino, porém, não deixaram isso se repetir e conseguiram subir com uma rodada de antecedência.

Pelo Sudeste já subiram América Mineiro-MG, Guaratinguetá-SP, Ituiutaba-MG, Ipatinga-MG, Oeste-SP, Macaé-RJ, Mogi Mirim-SP, Tupi-MG, Boa Esporte-MG, Guarani-SP, São Bento-SP, Bragantino-SP, Botafogo-SP, Tombense-MG, Ituano-SP e Novorizontino-SP.

SC no comando!
No Sul, Santa Catarina segue com domínio total. O Criciúma, fora da Série B desde 2019, garantiu o 11º acesso dos sulistas e o 5º dos catarinenses, sendo o 2º consecutivo. O Criciúma subiu com 11 vitórias (oito em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e sete derrotas longe da torcida, além de 22 gols a favor e 17 tentos tomados. Aproveitamento de 54,2%.

O desempenho do Novorizontino, por sua vez, foi de 66,7%. O Tigre garantiu 15 triunfos (nove em casa e seis fora), três igualdades (duas como mandante e uma como visitante) e seis derrotas (uma em seus domínios e cinco fora), além de 31 gols anotados e 20 sofridos.

Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:

2009

América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010

ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE

2011

Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012

Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA

2013

Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO

2014

Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL

2015

Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS

2016

Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS

2017

CSA-AL, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e São Bento-SP

2018

Operário-PR, Bragantino-SP, Botafogo-SP e Cuiabá-MT

2019

Confiança-SE, Juventude-RS, Sampaio Corrêa-MA e Náutico-PE

2020

Remo-PA, Brusque-SC, Londrina-PR e Vila Nova-GO

2021

Tombense-MG, Ituano-SP, Criciúma-SC e Novorizontino-SP