Minas Gerais - O Atlético Mineiro, para os rivais, jamais será o Brasil na Libertadores. Mas o Galo é a última esperança para defender o legado do país da Copa nas edições recentes da competição sul-americana. Desde 2004 o Brasil não fica sem um clube na decisão da Libertadores.
Naquela oportunidade, o Once Caldas não surpreendeu apenas Santos e São Paulo. O clube colombiano ainda foi campeão em cima do Boca Juniors. Depois deste duelo entre colombianos e argentinos, a Libertadores teve, ao menos, um clube brasileiro na final.Nas oito edições seguintes, o Brasil ficou com cinco títulos. Em 2005 e 2006, a final ainda foi verde e amarela. O São Paulo sagrou-se campeão, em 2005, em cima do Atlético Paranaense. No ano seguinte, o Internacional bateu o próprio Tricolor paulista na final.
Inter, novamente em 2010, Santos, em 2011, e Corinthians, em 2012, foram os outros campeões brasileiros na Libertadores. Grêmio (2007), Fluminense (2008) e Cruzeiro (2009) amargaram o vice. Das 52 finais - até agora -, o Brasil ficou fora em 24 oportunidades.
O Atlético Mineiro, nesta quarta-feira, tentará fazer história no torneio mais importante da América do Sul. O Galo jamais chegou à final. Para seguir adianta, o Atlético terá que vencer o Newell's Old Boys por três ou mais gols de diferença. Se o Galo vencer, por 2 a 0, a decisão será nos pênaltis. Dos semifinalistas, apenas o Olímpia foi campeão. O NOB chegou à final duas vezes, mas perdeu em ambas.
Campeões!
A Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.