Minas Gerais - O título do Atlético Mineiro na Copa do Brasil não poderia ter sido conquistado em outro lugar. A simbologia é clara quando se coloca Curitiba e Belo Horizonte lado a lado. Explica-se: Cuca é o 2º técnico paranaense a ser campeão do torneio nacional e o 2º pelo Galo, de acordo com levantamento do Sr. Goool.
Após golear o Athletico Paranaense por 4 a 0 no Mineirão, o time mineiro confirmou o título na noite desta quarta-feira na Arena da Baixada com o triunfo por 2 a 1. Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, nasceu em Curitiba, capital do Paraná, há 58 anos. Ele faturou seu 1º título no torneio.
Feitos!
O clube mineiro se torna apenas o 6º campeão com mais de um título na Copa BR. Como se isso não bastasse, o Atlético ainda virou o 2º clube a vencer o Campeonato Brasileiro da Série A e a Copa do Brasil no mesmo ano. O Cruzeiro fez a dobradinha em 2003 e o Galo festejou duplamente em 2021. Quer dizer, o Atlético ainda teve outros motivos para comemorar. Afinal, Hulk foi o artilheiro do Brasileirão (19) e da Copa do Brasil (8).
Campanha!
O Atlético levantou o troféu com nove vitórias (cinco em casa e quatro fora) e uma derrota como visitante, além de 22 gols a favor (melhor ataque) e seis tentos tomados. Aproveitamento de 90%. Ao longo da caminhada, o Galo passou por Remo, Bahia, Fluminense, Fortaleza e Athletico Paranaense.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Já Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.