São Paulo - As Olimpíadas de Pequim de 2022 acontecerão em menos de dois meses, programadas para começar sexta-feira, 4 de fevereiro, e terminar no domingo, 20 de fevereiro. Com isso, ocorrerão apenas seis meses após as Olimpíadas de Tóquio.
Se isso parece cedo, é porque é. Os Jogos Olímpicos de Inverno permaneceram dentro do cronograma. Entretanto, os Jogos de Verão de Tóquio 2020 foram adiados para 2021 devido à pandemia do coronavírus.
Com esta edição, a cidade de Pequim terá a posição única de ser o primeiro local na história a sediar os Jogos Olímpicos de verão e inverno. Depois de sediar a edição de verão em 2008, a China dará as boas-vindas ao talento esportivo do mundo mais uma vez 14 anos depois.
Um total de 109 eventos de medalha em sete esportes olímpicos de inverno serão realizados em três zonas de competição, todos em 16 dias de ação.
A cerimônia de abertura está planejada para 4 de fevereiro. Pequim está 12 horas à frente do fuso horário do Leste, será possível ver eventos noturnos como a Cerimônia de Abertura ao vivo pela manhã, e vice-versa.
Os organizadores de Pequim prometem que esta será "uma esplêndida cerimônia de abertura em Pequim 2022". Mas não se preocupem: ela terá a segurança do COVID-19 em mente.
Os atletas devem ser vacinados ou enfrentar uma quarentena de três semanas. Os testes diários do COVID serão obrigatórios e os atletas terão restrições em suas viagens. Espectadores são permitidos, mas apenas da China continental.
Quais são os eventos dos Jogos Olímpicos de Inverno?
As Olimpíadas de Pequim de 2022 estão programadas para incluir um recorde de 109 eventos em sete esportes:
- biathalon,
- bobsledding,
- curling,
- hóquei no gelo,
- luge,
- patinação (que inclui patinação artística e patinação de velocidade)
- esqui (que inclui snowboard e salto de esqui).
Ainda, sete novos eventos foram adicionados para Pequim 2022: freestyle aéreo masculino e feminino, monobob feminino (ou bobsled individual), competições de equipes mistas em antenas de esqui freestyle, saltos de esqui e snowboard cross e um revezamento misto em patinação de velocidade em pista curta.
Estes eventos mistos são uma das formas do Comitê Olímpico Internacional de agregar mais eventos femininos. Ao total, os competidores de Pequim devem ser 45 por cento do sexo feminino, um recorde nas Olimpíadas de inverno.
Com tantos eventos, as possibilidades nas casas de apostas serão muitas. Portanto, sugerimos que aproveitem as ofertas, como o código promocional Betano.
Quando é a patinação artística nos Jogos Olímpicos de Pequim?
A patinação artística olímpica começa na sexta-feira, 4 de fevereiro, com a patinação em equipe masculina, e continua até uma exibição de gala em 20 de fevereiro.
- Sexta-feira, 4 de fevereiro: Eventos de equipe: patinação individual masculina; dança no gelo - dança rítmica; patinação em pares - programa curto
- Sábado, 6 de fevereiro: Eventos da equipe: patinação individual feminina; patinação em pares - patinação livre
- Segunda-feira, 7 de fevereiro: Eventos de equipe: Patinação individual masculina; dança no gelo - dança gratuita; patinação individual feminina (provas de medalha)
- Terça-feira, 8 de fevereiro: Patinação individual masculina - programa curto
- Quinta-feira, 10 de fevereiro: Patinação individual masculina - patinação livre (evento de medalha)
- Sábado, 12 de fevereiro: dança no gelo - dança rítmica
- Segunda-feira, 14 de fevereiro: Dança no gelo - dança gratuita (evento de medalha)
- Terça-feira, 15 de fevereiro: Patinação individual feminina - programa curto
- Quarta-feira, 16 de fevereiro: Patinação individual feminina - patinação livre (evento de medalha)
- Sexta-feira, 18 de fevereiro: Patinação em pares - programa curto
- Sábado, 19 de fevereiro: Patinação em pares - patinação livre (evento de medalha)
- Domingo, 20 de fevereiro: Gala da Exposição
Quais locais serão usados para Pequim 2022?
Com Pequim tendo a honra de ser a primeira cidade a sediar as edições de verão e inverno dos jogos, um total de sete locais dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 serão reutilizados para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.
Isso faz parte da iniciativa de sustentabilidade do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim. Os locais para Pequim 2022 foram divididos em três zonas: Pequim, Yanqing e Zhangijakou.
Zona de Pequim
Localizada no centro de Pequim, esta zona sediará os esportes no gelo e as cerimônias de abertura e encerramento.
O Estádio Nacional de 2008, amplamente conhecido como "Ninho de Pássaro"; devido à sua estrutura única, sediará as cerimônias. Já o Estádio Nacional Indoor, que anteriormente sediou competições como handebol em 2008, agora sediará eventos como o hóquei no gelo em 2022.
O único novo local construído no Green Olímpico de Pequim para os Jogos Olímpicos de Inverno é o Oval Nacional de Patinação de Velocidade. Construída no terreno que foi usado para hóquei e arco e flecha em 2008, naturalmente sediará a competição de patinação de velocidade em Pequim 2022.
Zona Yanqing
Encontrado a apenas 75 quilômetros a noroeste do centro da cidade de Pequim, o subúrbio montanhoso de Yanqing sediará os eventos de esqui, bem como os eventos de deslizamento: bobsled, luge e skeleton.
Um novo centro deslizante nacional foi construído para os Jogos, bem como uma Vila Olímpica de Inverno, que acomodará 1.430 atletas e oficiais de equipe durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno.
Zona Zhangjiakou
Normalmente um destino popular de esqui na China, esta zona fica 180 quilômetros a noroeste de Pequim e será conectada à capital por uma ferrovia intermunicipal recém-construída.
Zhangjiakou sediará a maioria dos eventos de esqui e snowboard, incluindo estilo livre, cross-country, salto de esqui, combinação nórdica e biatlo.