São Paulo - O Campeonato Paulista da Série A1 será representado por 13 cidades em 2022, segundo levantamento do Sr. Goool. Apenas Campinas e São Paulo terão mais de um clube. A capital é recordista com as presenças de Corinthians - maior campeão da história -, Palmeiras e São Paulo - atual vencedor do Estadual.
Já Campinas, distante 99 km de São Paulo, seguirá com os rivais Guarani e Ponte Preta. No mais, as outras cidades terão um clube cada na elite do Paulistão. Assim como o trio da capital, o Santos, que representa a cidade homônima, e o Bragantino, de Bragança Paulista, também estão na elite do Brasileirão.As novidades em 2021 são São Bernardo, de São Bernardo do Campo e campeão do Paulistão da Série A2, e Água Santa, de Diadema. A dupla obteve acesso em 2021. Mirassol e Santo André representam até com o mesmo nome das suas cidades. A Inter de Limeira chega perto. Há ainda o Botafogo, de Ribeirão Preto, o Ituano, de Itu, o Novorizontino, de Novo Horizonte, e a Ferroviária, de Araraquara.
Dos 16 clubes da elite do Paulistão, cinco disputarão a Série A do Brasileirão (Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), quatro estarão na Série B (Guarani, Ituano, Novorizontino e Ponte Preta), dois jogarão a Série C (Botafogo e Mirassol) e quatro marcarão presença na Série D (Ferroviária, Inter de Limeira, Santo André e São Bernardo). A exceção é o Água Santa.
Nas quartas de final, o líder do Grupo A enfrentará o vice-líder do Grupo A e assim por diante. Serão jogos apenas de ida. Na semifinal - em jogo único -, o dono da melhor campanha no geral pegará o responsável pela 4ª campanha e o 2º enfrentará o 3º. Na final, a decisão será com jogos de ida e volta. No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Os três melhores colocados terão vagas na Série D 2023, excluindo-se aqueles com vagas nas Séries A, B e C. Os dois melhores colocados e o campeão do interior terão vagas na Copa do Brasil 2023.