Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 18 de dezembro de 2021 às 09:29

Só duas cidades terão mais de um clube no Paulistão; Ao todo, 13 municípios contarão com representantes

Novidades para 2021 são São Bernardo do Campo e Diadema com São Bernardo e Água Santa, respectivamente

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Campeonato Paulista da Série A1 será representado por 13 cidades em 2022, segundo levantamento do Sr. Goool. Apenas Campinas e São Paulo terão mais de um clube. A capital é recordista com as presenças de Corinthians - maior campeão da história -, Palmeiras e São Paulo - atual vencedor do Estadual.

Já Campinas, distante 99 km de São Paulo, seguirá com os rivais Guarani e Ponte Preta. No mais, as outras cidades terão um clube cada na elite do Paulistão. Assim como o trio da capital, o Santos, que representa a cidade homônima, e o Bragantino, de Bragança Paulista, também estão na elite do Brasileirão.

As novidades em 2021 são São Bernardo, de São Bernardo do Campo e campeão do Paulistão da Série A2, e Água Santa, de Diadema. A dupla obteve acesso em 2021. Mirassol e Santo André representam até com o mesmo nome das suas cidades. A Inter de Limeira chega perto. Há ainda o Botafogo, de Ribeirão Preto, o Ituano, de Itu, o Novorizontino, de Novo Horizonte, e a Ferroviária, de Araraquara.

Dos 16 clubes da elite do Paulistão, cinco disputarão a Série A do Brasileirão (Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), quatro estarão na Série B (Guarani, Ituano, Novorizontino e Ponte Preta), dois jogarão a Série C (Botafogo e Mirassol) e quatro marcarão presença na Série D (Ferroviária, Inter de Limeira, Santo André e São Bernardo). A exceção é o Água Santa.

 São Paulo, atual campeão, é um dos três clubes da capital no Paulistão 2022!Erico Leonan / São PauloSão Paulo, atual campeão, é um dos três clubes da capital no Paulistão 2022!
Regulamento:
Os 16 clubes, divididos em quatro grupos de quatro times cada, enfrentarão os rivais das outras chaves em turno único na Primeira Fase. Os dois melhores de cada grupo avançarão às quartas de final. Os dois piores colocados no geral, por outro lado, serão rebaixados à Série A2. Já os clubes que ficarem entre o 9º e o 14º lugar disputarão o Troféu do Interior, com exceção dos clubes da capital e do Santos.

Nas quartas de final, o líder do Grupo A enfrentará o vice-líder do Grupo A e assim por diante. Serão jogos apenas de ida. Na semifinal - em jogo único -, o dono da melhor campanha no geral pegará o responsável pela 4ª campanha e o 2º enfrentará o 3º. Na final, a decisão será com jogos de ida e volta. No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Os três melhores colocados terão vagas na Série D 2023, excluindo-se aqueles com vagas nas Séries A, B e C. Os dois melhores colocados e o campeão do interior terão vagas na Copa do Brasil 2023.