Rio de Janeiro - O Campeonato Carioca 2022 ainda nem começou, mas já tem boas histórias. Dos 12 clubes participantes, apenas o Flamengo não definiu seu técnico e o Botafogo está por detalhes para renovar com Enderson Moreira. No mais, alguns treinadores têm histórias interessantes, como mostrará o Sr. Goool neste domingo.
O Bangu, por exemplo, será comandado por Felipe Loureiro, ex-meia de Vasco, Flamengo, Fluminense e Seleção Brasileira. Aos 44 anos e aposentado desde 2014, Felipe comanda seu 2º clube na carreira. Como jogador, ele fez história no Vasco ao ganhar inúmeros títulos, entre eles a Libertadores de 1998, a Copa Mercosul em 2000, o Brasileirão em 1997 e 2000 e a Copa do Brasil em 2011.Vai encarar?
Leandrão também esteve dentro de campo. O ex-atacante estará à frente do Boavista. Mas sua carreira por Vasco, Internacional, Botafogo e Ponte Preta, não chama tanta a atenção como o fato dele ser faixa preta de jiu-jítsu. Os jogadores vão ter que pensar duas vezes antes de reclamar com o comandante.
O Resende, por sua vez, apostou em um antigo escritor. Sandro Sargentim tem no currículo dois livros publicados em 2010 pela Phorte Editora: "Treinamento de força no futebol" e "Treinamento funcional no futebol".
Regulamento:
Na Taça Guanabara, os 12 clubes se enfrentarão em turno único. O líder geral será declarado campeão da Taça Guanabara, enquanto o lanterna será rebaixado. Os quatro melhores avançarão às semifinais (1ºx4º e 2ºx3º).
As semifinais serão disputadas em ida e volta. Os dois melhores colocados terão o direito de jogar a volta em casa e também do empate em número de pontos e saldo de gols. Na final, também em ida e volta, em caso de empate nos pontos e saldo de gols, pênaltis.
Ao final da Taça Guanabara, os clubes que ficarem entre o 5º e o 8º lugar jogarão a Taça Rio. As semifinais serão disputadas em ida e volta. Os dois melhores colocados terão o direito de jogar a volta em casa e também do empate em número de pontos e saldo de gols. Na final, também em ida e volta, em caso de empate nos pontos e saldo de gols, pênaltis.
Confira os técnicos do Cariocão 2022:
Audax Rio - Alex Alves
Bangu - Felipe Loureiro
Boavista - Leandrão
Botafogo - Enderson Moreira
Flamengo - Indefinido
Fluminense - Abel Braga
Madureira - Alfredo Sampaio
Nova Iguaçu - Carlos Vitor
Portuguesa - Marcus Paulo Grippi
Resende - Sandro Sargentim
Vasco - Zé Ricardo
Volta Redonda - Neto Colucci