São Paulo - Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo, os dois maiores campeões da era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, estão desempregados. Quatro vezes campeão nacional, Muricy Ramalho foi demitido pelo Santos. Enquanto isso, Luxa ganhou mala do Grêmio.
Vanderlei Luxemburgo foi o primeiro técnico campeão dos pontos corridos. Ele levou o Cruzeiro ao lugar mais alto do pódio em 2003. Na temporada seguinte, o treinador ainda faturou o título com o Santos. Muricy Ramalho, por sua vez, ganhou o tricampeonato com o São Paulo (2006, 2007 e 2008), além de ter faturado o título com o Fluminense, em 2010.
Mas não são apenas os dois treinadores que buscam uma nova oportunidade no mercado. O técnico Andrade também não foi o mesmo desde que faturou o título do Brasileirão, em 2009, com o Flamengo. O comandante é outro que não desgruda os olhos dos classificados.Dos seis técnicos campeões na era dos pontos corridos, apenas Tite e Abel Braga seguem empregados. Isso se não considerarmos Antônio Lopes. Responsável pelo título do Corinthians, em 2005, o Delegado é o atual diretor de futebol do Atlético Paranaense.E, pelo visto, Antônio Lopes não pensa em voltar a ser técnico tão cedo. Nesta semana, ele afastou qualquer possibilidade de assumir o comando do clube rubro-negro na vaga do demitido Ricardo Drubsky. Tite e Abelão, por outro lado, seguem no comando dos últimos dois vencedores do Brasileirão.
A segunda passagem de Tite pelo Corinthians começou, em 2010, com a perda do título nacional. Mas o treinador se recuperou, em 2011, ao garantir o título da Série A. Em 2012, o treinador ainda faturou o inédito título da Libertadores e o Mundial de Clubes. Na atual temporada, Corinthians e Tite foram campeões do Campeonato Paulista e estão a um empate da Recopa.
Por fim, Abel Braga chegou ao Fluminense em 2011. O treinador teve trabalho para colocar o time em ordem. Mas quando fez, levou o Tricolor carioca ao título do Brasileirão na temporada passada.
Confira os clubes e os técnicos campeões do Brasileirão:
2003
Cruzeiro (Vanderlei Luxemburgo)
2004
Santos (Vanderlei Luxemburgo)
2005
Corinthians (Antônio Lopes)
2006
São Paulo (Muricy Ramalho)
2007
São Paulo (Muricy Ramalho)
2008
São Paulo (Muricy Ramalho)
2009
Flamengo (Andrade)
2010
Fluminense (Muricy Ramalho)
2011
Corinthians (Tite)
2012
Fluminense (Abel Braga)