São Paulo - O Água Santa, vice-campeão da Série A2, será o único entre os 16 clubes do Campeonato Paulista da Série A1 que não disputará nenhuma divisão no Campeonato Brasileiro, segundo levantamento do Sr. Goool. O Netuno volta à elite estadual um ano após o rebaixamento. Fundado em 1981, o Água Santa jamais disputou uma competição nacional.
O São Bernardo, campeão da Série A2, estará na Série D do Brasileirão. A vaga, porém, vem do título obtido pelo Bernô na Copa Paulista. A última divisão nacional ainda contará com Inter de Limeira, Ferroviária e Santo André, que garantiram vagas através do Paulistão 2021.Dos 16 clubes da elite do Paulistão, cinco disputarão a Série A do Brasileirão (Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), quatro estarão na Série B (Guarani, Ituano, Novorizontino e Ponte Preta) e dois jogarão a Série C (Botafogo e Mirassol). O Ituano volta à Série B após 15 anos e com direito a título da Série C. O Novorizontino foi outro que garantiu o acesso e debutará no 2º escalão nacional.
Nas quartas de final, o líder do Grupo A enfrentará o vice-líder do Grupo A e assim por diante. Serão jogos apenas de ida. Na semifinal - em jogo único -, o dono da melhor campanha no geral pegará o responsável pela 4ª campanha e o 2º enfrentará o 3º. Na final, a decisão será com jogos de ida e volta. No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Os três melhores colocados terão vagas na Série D 2023, excluindo-se aqueles com vagas nas Séries A, B e C. Os dois melhores colocados e o campeão do interior terão vagas na Copa do Brasil 2023.