Rio de Janeiro - Se no Campeonato Paulista apenas um dos 16 clubes não disputará as Séries A, B, C ou D do Campeonato Brasileiro, no Cariocão cinco ficarão sem divisão nacional. O Rio de Janeiro, mais uma vez, não terá seu quarteto na Série A. O Botafogo até subiu com direito a título, mas o Vasco se manteve na Série B.
O Fogão reencontrará os rivais Flamengo e Fluminense. Em 2021, o Mengo ficou com o vice-campeonato brasileiro, enquanto o Tricolor garantiu vaga na Segunda Fase da Libertadores. A Série C, por sua vez, segue com a presença do Volta Redonda. Na atual temporada, o Voltaço não se classificou por causa do número de vitórias.Por fim, a Série D contará com Nova Iguaçu e Portuguesa. O Audax Rio, que garantiu o acesso no Cariocão, está sem divisão, assim como Bangu, Boavista, Madureira e Resende. O Audax Rio disputou a Série D em 2011. Bangu, Boavista e Madureira estiveram na última divisão nacional em 2021, enquanto o Resende está fora desde 2015.
As semifinais serão disputadas em ida e volta. Os dois melhores colocados terão o direito de jogar a volta em casa e também do empate em número de pontos e saldo de gols. Na final, também em ida e volta, em caso de empate nos pontos e saldo de gols, pênaltis.
Ao final da Taça Guanabara, os clubes que ficarem entre o 5º e o 8º lugar jogarão a Taça Rio. As semifinais serão disputadas em ida e volta. Os dois melhores colocados terão o direito de jogar a volta em casa e também do empate em número de pontos e saldo de gols. Na final, também em ida e volta, em caso de empate nos pontos e saldo de gols, pênaltis.