Portal Eventos
Supercopa
Em 28 de dezembro de 2021 às 00:20

Atlético será o 1º mineiro na Supercopa do Brasil; Flamengo é recordista em participações e títulos

Jogo único será em 20 de fevereiro, mas ainda não tem horário e nem local definidos

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Atlético Mineiro chega mais do que credenciado para a Supercopa do Brasil. Campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Galo será o 1º representante de Minas Gerais no torneio, que terá sua 5ª edição em 2022, em 20 de fevereiro, mas sem data e local confirmados. A próxima final, aliás, será um pouco diferente.

Afinal, a Supercopa do Brasil costuma colocar frente a frente os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil. Como o Atlético venceu os dois torneios terá que pegar o Flamengo, vice-campeão brasileiro. O Mengo, por sinal, é figurinha carimbada na competição.

O Flamengo é recordista de participações e de títulos. Atual bicampeão da Supercopa do Brasil, o Flamengo ainda foi vice em 1991. Ao todo, sete clubes já disputaram o torneio. Além de Galo e Fla, Grêmio, Vasco, Corinthians, Athletico Paranaense e Palmeiras também brigaram pelo título.

 Campeão brasileiro e da Copa do Brasil, Atlético Mineiro pegará Flamengo na Supercopa do Brasil!Pedro Souza / Atlético MineiroCampeão brasileiro e da Copa do Brasil, Atlético Mineiro pegará Flamengo na Supercopa do Brasil!
Supremacia!
Ao longo das duas quatro edições, a Supercopa do Brasil teve como vencedor o campeão do Brasileirão em três oportunidades. O bi do Flamengo foi confirmado assim, diante de Athetico Paranaense, em 2020, e Palmeiras, em 2021. Paranaenses e paulistas haviam conquistado a Copa do Brasil.

Em 1991, antes da pausa que durou entre 1992 e 2019, o Corinthians, campeão brasileiro em 1990, bateu o Flamengo, vencedor da Copa do Brasil. A única exceção foi na 1ª edição da Supercopa do Brasil. Em 1990, o Grêmio, dono do 1º título da história da Copa do Brasil em 1989, foi melhor do que o Vasco, campeão do Brasileirão.

Campeões!
O Flamengo é o recordista de títulos com duas voltas olímpicas (2020 e 2021). O Grêmio foi o 1º vencedor (1990), seguido pelo Corinthians (1991). Agora, o Rio de Janeiro acumula dois troféus, contra um do Rio Grande do Sul e outro de São Paulo. Em relação às regiões, o Sudeste soma três títulos e o Sul tem um.