Santa Catarina - Brusque-SC, Ituano-SP, Aparecidense-GO, Atlético Cearense-CE, Botafogo-PB, Confiança-SE, Floresta-CE, São José-RS e Ypiranga-RS são os clubes das Séries B e C do Campeonato Brasileiro que não disputarão a Copa do Brasil em 2022, segundo levantamento do Sr. Goool.
Esses clubes não conseguiram a vaga pelos Campeonatos Estaduais, Copas regionais ou pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mesmo estando em divisão acima de muitos clubes presentes na Copa BR, não disputarão o torneio nacional de mata-mata. Na segunda-feira, 17 de janeiro, a CBF sorteará os confrontos da Primeira Fase.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com dez títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança isolada com oito conquistas, uma a mais do que o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Regulamento:
A Copa do Brasil 2022 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as fases seguintes, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Na Terceira Fase, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Bragantino, Fluminense e América Mineiro), o campeão da Sul-americana (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Remo) e o campeão da Série B (Botafogo).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.
Confira todos os clubes das Séries A, B e C do Brasileirão 2022:
Série A: América Mineiro-MG, Athletico Paranaense-PR, Atlético Goianiense-GO, Atlético Mineiro-MG, Avaí-SC, Botafogo-RJ, Bragantino-SP, Ceará-CE, Corinthians-SP, Coritiba-PR, Cuiabá-MT, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Fortaleza-CE, Goiás-GO, Juventude-RS, Internacional-RS, Palmeiras-SP, Santos-SP e São Paulo-SP;
Série B: Bahia-BA, Brusque-SC, Chapecoense-SC, CRB-AL, Criciúma-SC, Cruzeiro-MG, CSA-AL, Guarani-SP, Grêmio-RS, Ituano-SP, Londrina-PR, Náutico-PE, Novorizontino-SP, Operário-PR, Ponte Preta-SP, Sampaio Corrêa-MA, Sport-PE, Tombense-MG, Vasco-RJ e Vila Nova-GO;
Série C: ABC-RN, Altos-PI, Aparecidense-GO, Atlético Cearense-CE, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Brasil-RS, Campinense-PB, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Figueirense-SC, Floresta-CE, Manaus-CE, Mirassol-SP, Paysandu-PA, Remo-PA, São José-RS, Vitória-BA, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.