Bahia - Os Campeonatos Estaduais começam a colocar a bola para rolar em 2022, mas tais competições não falam a mesma língua da Copa do Nordeste. Desde que o torneio regional voltou em 2013, apenas três campeões estaduais também faturaram o título do Nordestão, segundo levantamento do Sr. Goool.
Em duas oportunidades, a dobradinha aconteceu em Pernambuco. O Sport ganhou seu 3º e, até aqui, último título na Copa do Nordeste em 2014, mesmo ano que faturou o Estadual Pernambucano. O título no Regional foi em cima do Ceará e encerrou jejum de 14 anos sem volta olímpica.Dois anos depois, o Santa Cruz fez história. Campeão pernambucano, o Santinha faturou seu 1º e, até agora, único título no Nordestão. O Santa Cruz superou o Campinense, 1º vencedor da retomada do Regional. Já a última vez que isso aconteceu foi em 2019. O Fortaleza levou o Cearense e também ganhou a Copa do Nordeste pela 1ª vez ao bater o Botafogo.
Regulamento:
Os 16 clubes - nove campeões estaduais, os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará, além dos quatro classificados na Terceira Fase - serão divididos em dois grupos de oito clubes cada na Primeira Fase. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados de cada chave avançarão às quartas de final (1ºAx4ºA e 2ºBx3ºB, e 1ºBx4ºB e 2ºAx3ºA).
No mata-mata, as quartas de final e semifinal serão em partida única. Em caso de igualdade de pontos, a decisão serão nos pênaltis. Na final a disputa será de ida e volta. Em caso de empate no saldo de gols, pênaltis.
O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada na Terceira Fase da Copa do Brasil.