São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, nesta segunda-feira, os confrontos válidos pela Primeira Fase da Copa do Brasil. Entre os 40 jogos, três serão entre clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, segundo levantamento do Sr. Goool. A tabela completa já está disponível aos torcedores internautas.
O São Paulo, que nunca ganhou a Copa do Brasil, medirá forças contra o Campinense. O clube paraibano conquistou o acesso na Série D do Brasileirão no ano passado e disputará a Série C. O São Paulo é o único clube da elite que terá um desafiante de uma das três principais divisões nacionais.Grêmio e Sport foram rebaixados para a Série B e pegarão adversários da Série C. Segundo maior vencedor do torneio com cinco títulos, o Grêmio terá pela frente o Mirassol. O Sport, campeão em 2008, fará duelo nordestino diante do Altos. Os visitantes jogam pelo empate na partida única.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Já Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Regulamento:
Todas as fases seguintes, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Na Terceira Fase, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Bragantino, Fluminense e América Mineiro), o campeão da Sul-americana (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Remo) e o campeão da Série B (Botafogo).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.