São Paulo - A Eliminatória da Oceania finalmente terá bola em jogo nesta quinta-feira. Oito seleções brigarão pela vaga na repescagem. O continente é o único que não tem lugar garantido na Copa do Mundo. Entre os participantes, sete tentarão acabar com a supremacia da Nova Zelândia.
Desde que a Austrália passou a disputar a Eliminatória da Ásia, a Nova Zelândia assumiu o posto de 'bicho-papão'. A Nova Zelândia venceu todas as Eliminatórias desde que os australianos se despediram. Foi assim em 2010, 2014 e 2018.Os neo-zelandeses, no entanto, só conseguiram vaga no Mundial em 2010. Aquela, aliás, foi a última participação da Oceania em Copas. A Nova Zelândia está no Grupo B e estreará na sexta-feira contra Papua-Nova Guiné. O outro jogo do grupo terá Nova Caledônia e Fiji.
Jogos!
O Grupo A, enquanto isso, será o responsável por abrir o torneio. Ilhas Cook e Ilhas Salomão farão o primeiro jogo da Eliminatória, às 11 horas (horário de Brasília). Ilhas Cook, aliás, deveria ter disputado a Preliminar, mas avançou direto após Tonga desistir da partida por conta do desastre natural em seu território. Ainda pelo Grupo A, o Taiti pegará Vanuatu.
A Eliminatória da Oceania só será disputada agora, em março, por conta das restrições da Covid-19, que atrasaram a competição. Todos os jogos, por sinal, serão disputados no Qatar, país-sede da próxima Copa do Mundo.
Na semifinal (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA) será partida única. Em caso de empate, prorrogação e, se precisar, pênaltis. O mesmo vale para a final em jogo único.
O 'campeão' da Eliminatória da Oceania disputará a repescagem contra o 5º colocado da Eliminatória da América do Sul.