Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 12 de julho de 2013 às 11:49

Jogar longe de casa faz bem para os clubes cariocas no Brasileirão

Média geral de público da elite nacional é de 11.204 pagantes e total de 683.435 torcedores

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - Três dos quatro clubes do Rio de Janeiro amargam as últimas colocações do ranking de público pagante da Série A do Campeonato Brasileiro. A solução para mudar esse cenário está, justamente, com a exceção desta regra. O Flamengo tem jogado longe do seu Estado e conseguido encher os estádios. (Confira o ranking completo da Série A!)

Com o Engenhão fechado e longe de acerto com o consórcio que cuida do Maracanã, o Flamengo atuou em Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. Na última rodada, durante o empate, por 2 a 2, com o Coritiba, o Mengão contou com a presença de 52.825 pagantes no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Em três partidas como mandante, o Flamengo ostenta público total de 66.7290 e média de 22.263 pagantes. O clube rubro-negro ocupa a terceira colocação no ranking de público, atrás de Corinthians (28.176) e Santos (24.669). Só esses três clubes ultrapassam a marca de 20 mil pagantes.

 Longe de casa, Flamengo tem encontrado o carinho do torcedor no Brasileirão!
O Vasco é outro clube que deverá subir alguns degraus por causa do "segredinho" do Flamengo. Mesmo com o Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, à disposição, o clube cruzmaltino levou o clássico contra o Flamengo para o Mané Garrincha. Até agora, mais de 35 mil ingressos já foram vendidos.

O time da Colina, atualmente, amarga a modesta 17ª colocação com média de 4.151 pagantes. Mas com o bom público de domingo, o Vasco chegará, ao menos, a média de 11.863 pagantes, ganhando algumas posições no ranking e entrando na lista dos clubes com média superior a dez mil pagantes.

Tímido!
O Botafogo é outro clube carioca que deverá excursionar pelo território brasileiro. No clássico contra o Fluminense - vitória, por 1 a 0 -, o Fogão atuou na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O público de 7.882 pagantes, a primeira vista, pode parecer pequeno, mas foram colocados à venda só 12.548 ingressos. Ou seja, o Botafogo conseguiu encher 62,81% do estádio.

Mesmo assim, o Glorioso ainda precisará atuar outras partidas fora do Estado, além de fazer o torcedor entender que a campanha no Brasileirão é digna de estádios cheios. O Botafogo lidera a Série A com 13 pontos. Mas a grande decepção do quarteto carioca é o Fluminense.

O Tricolor carioca - atual campeão nacional - amarga a lanterna. Dos quatro grandes do Rio, o Flu é o único que ainda não se arriscou fora do Estado e nem deve arriscar. O Fluminense fechou acordo com o consórcio que cuida do Maracanã e atuará no estádio pelos próximos 35 anos.

Nas três rodadas que atuou como mandante em 2013, o Tricolor mandou suas partidas no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, mas a resposta da torcida não foi nada animadora. O clube conseguiu público total de 5.601 e média de 1.867 pagantes - a pior entre os 20 clubes do Brasileirão.

A média geral da elite nacional é de 11.204 pagantes e total de 683.435. O Corinthians tem o maior total com 84.529 pagantes.