São Paulo - A zebra passeou e cavalgou como nunca nas duas primeiras etapas da Copa do Brasil. Mas com a chegada da Terceira Fase e as entradas dos clubes da Libertadores e dos campeões de outros torneios, as surpresas caíram uma a uma. Tanto é que as oitavas de final, até aqui, contam com 12 clubes da Série A e dois da Série B do Brasileirão.
Campeões da Copa do Brasil, Grêmio, Internacional, Sport e Vasco foram surpreendidos e eliminados nas fases iniciais. Algoz do Vasco, a Juazeirense não conseguiu repetir a dose e foi eliminada pelo Palmeiras. O jovem Azuriz ainda deu trabalho ao Bahia, mas caiu nos pênaltis.O Esquadrão, aliás, é um dos dois clubes da Série B que seguem vivos na Copa do Brasil. O outro é o Cruzeiro, que também sofreu diante do Remo, mas passou nas penalidades máximas. Tocantinópolis, Altos e Ceilândia foram eliminados por Athletico Paranaense, Flamengo e Botafogo, respectivamente.
A Copa do Brasil conhece 14 dos seus 16 clubes das oitavas de final. Agora, só o Brasiliense poderá aprontar, mas vai ter que derrubar o atual campeão Atlético Mineiro. Na ida, o Galo fez 3 a 0 em Belo Horizonte. A volta será em 22 de maio, em Cariacica. A Terceira Fase será encerrada apenas em 31 de maio com Bragantino e Goiás, em Bragança Paulista.
Todos os classificados às oitavas de final faturaram a bagatela de R$ 3 milhões. Os confrontos serão definidos por sorteio e os jogos acontecerão apenas no fim de junho e início de julho. São duelos de ida e volta. Não há mais gol qualificado. Em caso de empate, pênaltis.