São Paulo - O início das três principais divisões do Campeonato Brasileiro vem comprovando a força dos clubes localizados no Sudeste do Brasil. Não é a toa que, com exceção da Série D, as demais são lideradas por times da região.
Metade dos clubes que disputam a Série A são do Sudeste, sendo que oito deles figuram entre os dez primeiros. O destaque é o Corinthians, que lidera o campeonato - até mesmo de forma surpreendente -, com 13 pontos em seis rodadas.Os clubes do Sudeste que não aparecem no pelotão da frente são do Rio de Janeiro. O Fluminense é o 12º colocado, com oito pontos, e o Flamengo está na beira da zona de rebaixamento, em 16º lugar, com seis. A expectativa, porém, é que ambos subam na tabela no decorrer do campeonato.
Na Série B, a superioridade da região não é tão evidente, mas a liderança é do Cruzeiro, com 16 pontos. O G4 ainda tem o Vasco da Gama, que é o único time invicto na divisão e está na quarta colocação, seguido de perto pelo Novorizontino.O Sudeste tem outros quatro representantes na Série B. Ituano e Ponte Preta aparecem no meio da tabela - oitavo e 12º colocados, respectivamente -, enquanto Guarani e Tombense figuram na zona de rebaixamento.
Os três clubes do Sudeste que disputam a Série C estariam nesse momento classificados para a 2ª fase do campeonato. Com 13 pontos nas seis primeiras rodadas, o Mirassol é o líder isolado. O Volta Redonda é o terceiro colocado com os mesmos dez pontos do Botafogo, que vem em quinto lugar.
É bom lembrar que as chaves da Série D são divididas por regiões. Na classificação geral, o Real Noroeste, em quarto lugar, é quem tem a melhor campanha entre os clubes do Sudeste. A diferença para o líder Amazonas é de apenas um ponto.