Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 01 de junho de 2022 às 14:56

Sem Norte, Sudeste toma conta das oitavas da Copa do Brasil

Todas as outras regiões têm pelo menos um integrante nas oitavas de final

André Esmeriz Campinas-SP

São Paulo - Ninguém discorda que a Copa do Brasil é a competição mais democrática do país, mas isso vale apenas para as primeiras fases. Conforme ela vai avançando, os integrantes vão ficando restritos a alguns estados. E quase sempre são os mesmos.

Dos 16 times que chegaram nas oitavas de final, dez fazem parte da região Sudeste: quatro de São Paulo (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos), três do Rio de Janeiro (Fluminense, Botafogo e Flamengo) e três de Minas Gerais (Atlético Mineiro, América Mineiro e Cruzeiro).

 Palmeiras e Santos estão entre os classificados para as oitavas de finalIvan Storti / Santos FCPalmeiras e Santos estão entre os classificados para as oitavas de final
A única região que não tem representante é o Norte. O Nordeste tem Ceará, Fortaleza e Bahia, o Centro-Oeste tem Atlético Goianiense e Goiás e o Sul tem apenas o Athletico Paranaense.

O destaque negativo é o estado do Rio Grande do Sul, que não conseguiu emplacar nenhum time nas oitavas de final mesmo tendo três campeões.

Dono de cinco títulos, o Grêmio caiu logo na primeira fase para o modesto Mirassol, assim como o Internacional, que foi eliminado pelo Globo. Já o Juventude se despediu na terceira fase ao ser derrotado pelo São Paulo.

Os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil serão definidos em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na próxima terça-feira (7).