Portal Eventos
Brasileirão Feminino Série A2
Em 07 de junho de 2022 às 00:00

Brasileirão Feminino Série A2 sofre diminuição de clubes e terá clássicos carioca e cearense

Grupos da Primeira Fase foram formados utilizando 'critério de proximidade geográfica por estado'

da Redação -

Rio de Janeiro - O Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2 deixou de ser a última divisão da categoria após a criação da Série A3. O Feminino A2 passou por uma diminuição de participantes e chegou aos mesmos 16 clubes da Série A1. A tabela completa, o regulamento e o simulador já estão disponíveis no Sr. Goool.

Os quatro grupos da Primeira Fase foram formados utilizando 'critério de proximidade geográfica por estado' e, com isso, haverá clássico triplo carioca, além de rivalidade cearense. Vasco, Botafogo e Fluminense caíram no Grupo B. O trio carioca, além de muita rivalidade, ainda enfrentará o Bahia.

No Grupo C, todo nordestino, o duelo de destaque será entre Fortaleza e Ceará. União Desportiva-AL e Botafogo-AL completam o grupo. Ao todo, 12 estados estarão representados na Série A2 do Brasileirão Feminino. O objetivo segue sendo as quatro vagas de acesso. A edição 2022 começará já neste sábado.

 Ceará fará um dos clássicos da Primeira Fase do Brasileirão Feminino Série A2!Wilton Hoots / CearáCeará fará um dos clássicos da Primeira Fase do Brasileirão Feminino Série A2!
Regulamento:
Os 16 clubes do Brasileirão Feminino Série A2 foram divididos em quatro grupos com quatro participantes cada. Os clubes enfrentarão os adversários do próprio grupo em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão ao mata-mata. Já os quatro últimos na classificação geral serão rebaixados à Série A3.

Nas quartas de final (1ºAx2ºB, 1ºBx2ºA, 1ºCx2ºD e 1ºDx2ºC), semifinal (1ºA ou 2ºB x 1ºB ou 2ºA e 1ºC ou 2ºD x 1ºD ou 2ºC) e final serão jogos de ida e volta. Em caso de empate nos pontos e saldo de gols, haverá pênaltis.

Os quatro semifinalistas conquistarão o acesso à Série A1 do Brasileirão Feminino.