São Paulo - Faltando três rodadas para o fim da fase de grupos do Campeonato Brasileiro da Série D, apenas cinco times já estão classificados à 2ª fase. Faltam 27 vagas para serem preenchidas.
Apesar de não vencer há dois jogos, o Moto Club-MA é o líder isolado do Grupo A2, com 22 pontos, e não tem chances de sair do G4 devido aos vários confrontos diretos que acontecerão nas últimas três rodadas, envolvendo Castanhal-PA, Tocantinópolis-TO, Pacajus-CE e Juventude-MA. Todos eles têm 16 pontos.Disputando pela segunda vez na história a Série D do Brasileiro, o Retrô-PE também está classificado antecipadaMente por causa dos confrontos diretos. O time pernambucano é o líder do Grupo A3, com 24 pontos. São sete vitórias, três empates e apenas uma derrota até aqui.
Invicto e sem ter a defesa vazada até aqui na Série D - o único entre todos os clubes das quatro divisões do Brasileiro -, o São Bernardo-SP está classificado no Grupo A7. Com seis vitórias e cinco empates, o Bernô tem 23 pontos e é o líder, não podendo mais ser alcançado pelos times que estão fora do G4.
Enquanto cinco times estão garantidos na 2ª fase, outros oito apenas cumprem tabela nas últimas três rodadas, pois não possuem mais chances de classificação. São eles: Humaitá-AC, Náutico-RR, Tuna Luso-PA, Globo-RN, Crato-CE, Ação-MT, Caldense-MG e Próspera-SC.