São Paulo - Náutico, Genus, CSA e Penapolense ainda não pontuaram na Série D do Campeonato Brasileiro. O quarteto tenta evitar o desastre que foi a campanha do Potiguar na temporada 2010. O clube do Rio Grande do Norte, naquela oportunidade, disputou seis jogos e perdeu todos.
O Potiguar, aliás, não aprendeu a lição. O Time Macho é um dos 12 clubes que ainda não triunfaram em 2013. Pelo Grupo A1, o Náutico - atual campeão de Roraima - fez três partidas e apanhou em todas. O número de gols marcados (2) deixou o clube roraimense na frente do Genus.
O representante de Rondônia amarga a lanterna do grupo. Mas o Genus só realizou uma partida até aqui. O clube teve dois jogos adiados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em função da liminar obtida pelo Remo.
Situação dramática também vive o tradicional CSA. O clube alagoano, mesmo com a quinta maior média de público da Série D, ocupa a última colocação do Grupo A4. O CSA não só sofreu três derrotas em três jogos, como ainda não marcou, sequer, um gol. Por fim, o Penapolense está na lanterna do Grupo A7.
A Série D do Brasileirão foi criada em 2009. Naquela oportunidade, o Pelotas terminou com a pior campanha ao somar apenas um ponto. O São Mateus fez três em 2011. Mesma pontuação de Araguaína, Petrolina e Sobradinho no ano passado.
Os 40 clubes foram divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas-de-final. A partir das oitavas-de-final, os clubes disputarão vaga na fase seguinte pelo sistema de mata-mata. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série C. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.