Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 15 de julho de 2013 às 20:58

Em anos de títulos, Olímpia sempre passou por brasileiros na Libertadores

Em 2013, clube paraguaio despachou o Fluminense nas quartas-de-final da competição sul-americana

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Atlético Mineiro não pode e não deve cair na cilada de que o pior já passou e que o Olímpia é apenas a sobremesa do inédito título da Libertadores. Mais experiente do que o rival, o Olímpia costuma passar por brasileiros em anos de título na competição sul-americana.

 Olímpia eliminou o Fluminense nas quartas-de-final!
Três vezes campeão da Libertadores (1979, 1990 e 2002), o Olímpia venceu clubes do Brasil nas três edições, sendo que em 2002, a final foi diante do São Caetano. Em 2013, um brasileiro já ficou pelo caminho ao pegar o Rei das Copas. O clube de Assunção, no Paraguai, despachou o Fluminense nas quartas-de-final. Após empatar sem gols com o Tricolor carioca, no Rio de Janeiro, o Olímpia venceu, por 2 a 1, diante da torcida.

Nas três edições em que foi campeão, o Olímpia realizou 12 jogos contra clubes brasileiros. São seis vitórias, três empates e três derrotas. Vasco, em 1990, além de Grêmio e São Caetano, em 2002, foram os brasileiros que derrotaram o Olímpia em ano de título paraguaio na Libertadores.

Em 2013, o Olímpia realiza a 37ª participação na Libertadores. No geral, entre todos os 202 clubes que já estiveram no torneio de 1960 para cá, os paraguaios ocupam a terceira colocação. O recorde é do Peñarol-URU, presente em 41 edições - uma a mais do que o rival Nacional-URU. Além dos três títulos, os paraguaios ainda amargaram, em três oportunidades, o vice-campeonato (1960, 1989 e 1991).

Campeões!

A Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira os jogos do Olímpia contra os brasileiros em anos de títulos:

1979 (Primeira Fase)
Olímpia 2 x 1 Guarani
Guarani 1 x 1 Olímpia

1990 (Primeira Fase)
Olímpia 1 x 0 Grêmio
Olímpia 2 x 1 Vasco
Grêmio 2 x 2 Olímpia
Vasco 1 x 0 Olímpia

2002
Primeira Fase

Flamengo 0 x 0 Olímpia
Olímpia 2 x 0 Flamengo

Semifinal
Olímpia 3 x 2 Grêmio
Grêmio 1 x 0 Olímpia

Final
Olímpia 0 x 1 São Caetano
São Caetano 1 x 2 Olímpia