São Paulo - A edição 2022 da Copa do Brasil tem boas chances de contar com um campeão inédito. O número de vencedores nas quartas de final é o menor desde 2012, segundo levantamento do Sr. Goool. Dos oito classificados, Athletico Paranaense, Corinthians, Flamengo e Fluminense já levantaram a taça, enquanto América Mineiro, Atlético Goianiense, Fortaleza e São Paulo buscam a primeira volta olímpica.
Na terça-feira (13), às 13h30, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá sortear os confrontos das quartas de final, assim como os mandos de campo e o chaveamento. As datas programadas para as quartas de final são entre 26 e 28 de julho para a ida e entre 16 e 18 de agosto para a volta.Minoria!
Na Copa do Brasil de 2012, apenas Grêmio e Palmeiras, entre os oito classificados, tinham título na história. A atual temporada repete as edições de 2014 (Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Santos) e 2020 (Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras).
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com dez títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança isolada com oito conquistas, uma a mais do que o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Já Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Confira os campeões nas quartas de final da Copa do Brasil:
2012 (Grêmio e Palmeiras)
2013 (Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional e Vasco)
2014 (Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Santos)
2015 (Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco)
2016 (Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras e Santos)
2017 (Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos)
2018 (Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos)
2019 (Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras)
2020 (Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras)
2021 (Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio e Santos)
2022 (Athletico Paranaense, Corinthians, Flamengo e Fluminense)