São Paulo - As oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D serão iniciadas neste fim de semana. Entre os classificados estão o dono da melhor média de público e também um time que já disputou a Copa Libertadores.
O Santa Cruz-PE aposta na força da torcida para sair na frente do Tocantinópolis-TO por uma vaga nas quartas de final. Com média de público de 12.731 - maior do que sete clubes da Série A do Brasileirão -, o Tricolor faz o jogo de ida no Arruda, neste domingo.Rebaixado na Série A do Brasileirão em 2007, o América-RN sonha em voltar a figurar entre os principais clubes no cenário nacional, mas para isso precisa passar pelo Moto Club-MA, que está há cinco anos na Série D e longe da elite desde 1984.
Os outros confrontos das oitavas de final são: Lagarto-SE x Amazonas-AM, Rio Branco-AC x ASA-AL, Portuguesa-RJ x Nova Venécia-ES, Bahia de Feira-BA x São Bernardo-SP e Real Noroeste-ES x Caxias-RS.
Assim como na 2ª fase, os times se enfrentam em jogos de ida e volta. O gol fora de casa não vale como critério de desempate. Apenas os classificados às semifinais disputarão a Série C do Brasileiro em 2023.