Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 17 de agosto de 2022 às 00:00

#SrGooolNaCopa - Sr. Goool traz as estatísticas e curiosidades de todas as edições da Copa do Mundo

Campeões, vices, gols, desempenho do Brasil e muito mais ao longo das 21 edições do Mundial

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Copa do Mundo já começou no Sr. Goool. Nesta quarta-feira, o Sr. Goool facilita a vida dos torcedores internautas e apaixonados por futebol ao disponibilizar, a um clique de distância, os dados de todas as 21 edições do torneio da FIFA. Campeões, vices, gols, desempenho do Brasil e muito mais! É o #SrGooolNaCopa!

Para jornalistas e meios de comunicação, o Sr. Goool preparou diversas ferramentas para a Copa 2022. São dados e mais dados da história do Mundial, das seleções, dos jogadores, da arbitragem... tudo à disposição e de fácil implementação. Lance a lance dos 64 jogos, tabela, simulador, time-line da Copa, técnicos e capitães campeões, cards de jogadores e muito mais! Basta entrar em contato: comercial@srgoool.com.br.

2018
A França voltou a conquistar a Copa do Mundo 20 anos após seu primeiro título. A Seleção Francesa derrotou a Croácia, por 4 a 2, e se tornou a sexta campeã com mais de uma conquista em Mundiais. Este foi o quarto título seguido da Europa no torneio da FIFA. Os europeus ainda ficaram com 3º lugar. A Bélgica, que eliminou o Brasil nas quartas de final, bateu a Inglaterra na disputa pelo bronze.

A França obteve cinco vitórias, contra Austrália, Peru, Argentina, Uruguai, Bélgica e Croácia, e um empate diante da Dinamarca. Griezmann, Pogba e Mbappé anotou 14 gols, enquanto o capitão Lloris sofreu seis. Didier Deschamps, por sua vez, repetiu Zagallo e Beckenbauer ao ser campeão como jogador - ele era o capitão da França em 1998 - e técnico. Apenas o trio tem este feito.

 França é a atual campeã da Copa do Mundo!Rodrigo Vilalba / MemoryPressFrança é a atual campeã da Copa do Mundo!
2014
A Alemanha, após 24 anos, voltou a conquistar o título da Copa do Mundo. A vitória foi em cima da Argentina, na prorrogação, por 1 a 0, após empate sem gols no tempo normal. Os alemães já haviam conquistado o planeta em 1954, 1974 e 1990. Foram quatro vitórias no tempo normal, dois triunfos na prorrogação e um empate. A Alemanha marcou 15 gols - melhor ataque ao lado da Holanda - e sofreu só três.

Se o técnico alemão Joachim Löw se tornou o 19º técnico campeão da Copa do Mundo, o atacante Klose superou Ronaldo e, com 16 gols, é o maior artilheiro da história dos Mundiais. A artilharia da Copa 2014, porém, ficou com o colombiano James Rodríguez, autor de seis gols.

2010
Com seis vitórias e apenas uma derrota, a Seleção Espanhola ratificou a boa fase - já tinha sido campeã da Eurocopa - ao conquistar o inédito título da Copa do Mundo na África do Sul. A final também foi uma surpresa diante da Holanda - vitória, por 1 a 0, com gol de Iniesta na prorrogação.

Antes, a Fúria se classificou em primeiro lugar no Grupo H que tinha Chile, Suíça e Honduras. No mata-mata, a Espanha deixou para trás Portugal (oitavas-de-final), Paraguai (quartas-de-final) e Alemanha (semifinal).

2006
A Seleção Italiana encerrou um jejum de 24 anos ao faturar seu quarto título de Copa do Mundo. Os italianos foram campeões de forma invicta do Mundial 2006 - realizado na Alemanha. Em sete jogos, a Itália venceu cinco e empatou dois, além de ter feito 12 gols e sofrido apenas dois.

A final foi decidida apenas nos pênaltis após empate, por 1 a 1, no tempo normal, e 0 a 0, na prorrogação. Aliás, aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação, o francês Zidane foi expulso ao dar uma cabeçada no zagueiro italiano Materazzi. Nos pênaltis, a Itália venceu, por 5 a 3.

2002
A Seleção Brasileira conquistou o pentacampeonato mundial ao vencer todos os sete jogos da Copa do Mundo 2002 - realizada na Coreia do Sul e no Japão. O time comandado por Luiz Feliz Scolari passou por Costa Rica, China e Turquia na Primeira Fase, eliminou a Bélgica nas oitavas-de-final, deixou para trás a Inglaterra nas quartas-de-final, voltou a vencer a Turquia, desta vez, na semifinal, e foi campeã em cima da Alemanha.

Autor dos dois gols na vitória, por 2 a 0, sobre os alemães, na decisão, Ronaldo terminou o torneio com oito tentos, o maior número desde os dez de Gerd Müller no México 1970. A Copa do Mundo, que ainda teve a Turquia como 3ª colocada, terminou com 161 gols e média de 2,5 tentos por partida.

1998
Os franceses passaram pela fase de grupos com aproveitamento de 100% - vitórias contra Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. No mata-mata, a França eliminou o Paraguai na prorrogação (oitavas-de-final), passou pela Itália nos pênaltis (quartas-de-final) e venceu a Croácia (semifinal) antes de decidir o título contra o Brasil.

A final de 98, até hoje, mexe com a cabeça dos brasileiros. No dia da decisão, Ronaldo passou mal e, mesmo assim, foi a campo. Sem se importar com o outro lado, a França - apoiada por seus apaixonados torcedores - marcou dois, logo de cara, com o craque Zidane. E Petit fechou o marcador.

1994
A Seleção Brasileira, após 24 anos, voltou a ganhar o mundo. Na primeira final decidida nos pênaltis da história da Copa do Mundo, o Brasil se tornou o primeiro tetracampeão mundial ao derrotar a Itália, por 3 a 2. As duas seleções rivais já haviam empatado sem gols no tempo normal e na prorrogação.

Para chegar ao título, os brasileiros passaram por Suécia, Rússia e Camarões na fase de grupos. Logo nas oitavas-de-final, o Brasil precisou derrotar os EUA, donos da casa. Holanda (quartas-de-final) e, novamente, a Suécia (semifinal) ainda seriam vítimas brasileiras. Os suecos ficariam com o 3º lugar.

1990
A Alemanha Ocidental foi a grande campeã da Copa do Mundo de 1990 realizada na Itália. Os europeus superaram a Argentina na decisão. Enquanto isso, a Itália ficou com o 3º lugar ao derrotar a Inglaterra. O italiano Salvatore Schillaci, por sua vez, foi o artilheiro do Mundial com seis gols.

O título alemão começou a se desenhar com os triunfos sobre a Iugoslávia (4 a 1) e Emirados Árabes (5 a 1), além do empate com a Colômbia, por 1 a 1. Com a liderança do seu grupo, a Alemanha passou pela Holanda nas oitavas-de-final (2 a 1). A Tchecoslováquia foi a vítima das quartas-de-final (1 a 0), enquanto a Inglaterra - apenas nos pênaltis (4 a 3) - foi derrotada nas semifinais.

1986
Sob o comando de Diego Armando Maradona - escolhido o Bola de Ouro -, a Argentina faturou seu segundo título de Copa do Mundo. Os argentinos bateram a Alemanha Ocidental na grande decisão no México, primeiro país a sediar o Mundial duas vezes. A França ficou com o 3º lugar.

Para chegar ao título, a Argentina passou por Itália, Bulgária e Coreia do Sul na fase de grupos. O rival sul-americano Uruguai ficou nas oitavas-de-final. Os hermanos ainda eliminariam a Inglaterra nas quartas-de-final e a Bélgica na semifinal.

1982
A Seleção Brasileira pode ter encantado o mundo, mas o título da Copa do Mundo de 1982 ficou com a Itália. Na Espanha, os italianos despacharam a Alemanha Ocidental na decisão para conquistarem o terceiro título mundial. A Polônia ficou com o 3º lugar.

A caminhada da Itália, porém, não foi nada tranquila. A seleção de Paolo Rossi só se classificou na vice-liderança do grupo, deixando a Polônia na liderança. Camarões e Peru também estavam no Grupo 1. Em 82, não houve oitavas e nem quartas-de-final. Na Segunda Fase, os italianos superaram os sul-americanos Brasil e Argentina e rumaram para as semifinais. Antes da decisão, a Itália passou pela Polônia.

1978
Em casa, a Argentina contou com o apoio do seu torcedor para fazer história e conquistar o primeiro título da Copa do Mundo. Mas a conquista de 1978 não foi nada fácil. Os hermanos se classificaram na Primeira Fase apenas na vice-liderança do grupo,atrás da Itália. Na Segunda Fase, a classificação só veio com a goleada, por 6 a 0, sobre o Peru. Para manter a emoção, a Argentina conquistou o título na prorrogação, após empatar, por 1 a 1, com a Holanda.

Mário Kempes fez os dois gols da vitória, por 2 a 0. Kempes, aliás, foi o artilheiro do Mundial de 1978 com seis gols. Enquanto isso, a Seleção Brasileira - após se classificar na vice-liderança do grupo que contava com Áustria, Espanha e Suécia - disputou e ganhou o 3º lugar contra a Itália.

1974
A Copa do Mundo de 1974 teve a Alemanha Ocidental como grande vencedora. Mas o Mundial também foi palco para dois grandes craques (Johan Cruyff e Franz Beckenbauer), assim como para o Carrossel Holandês - vice-campeão. Classificada na vice-liderança durante a Primeira Fase, a Alemanha Ocidental chegou à final com a melhor campanha em seu grupo na Segunda Fase que contava com Polônia, Suécia e Iugoslávia.

A Holanda, por sua vez, chegou à Segunda Fase com a melhor campanha do grupo. Antes da final, os holandeses eliminaram Brasil, Alemanha Oriental e Argentina. Na decisão, porém, o Carrossel não engrenou e o título ficou com a Alemanha Ocidental após vitória por 2 a 1.

1970
Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Pelé; Jairzinho, Tostão e Rivelino. Esta foi a seleção que encantou o México em 1970. O Brasil faturou o tricampeonato mundial em grande estilo, com vitória, por 4 a 1, sobre a Itália. Até ser roubada, a Taça Jules Rimet ficaria em definitivo com os brasileiros.

Desde o início, a Seleção Brasileira deu mostras que brigaria pelo título. A Primeira Fase ficou para trás com três vitórias sobre Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia. O Peru não foi obstáculo nas quartas-de-final. Na semifinal, o Brasil pôde se vingar do Uruguai, algoz de 1950. Embalada, a seleção passou com tranquilidade pela Itália na grande decisão.

1966
A Seleção Inglesa aproveitou o fator casa para conquistar seu primeiro e - até aqui - único título da Copa do Mundo. Os ingleses faturaram o Mundial de 1966 na prorrogação. Após empate, por 2 a 2, no tempo normal com a Alemanha Ocidental, a Inglaterra venceu a decisão, por 2 a 0. Geoff Hurst marcou três gols na final - feito inédito até hoje.

A caminhada da Inglaterra começou com vitórias sobre México e França, além do empate contra o Uruguai. Nas quarta-de-final, os ingleses superaram a Argentina. Já Portugal ficou pelas semifinais. Os portugueses, aliás, garantiram a 3ª colocação da Copa do Mundo ao derrotarem a União Soviética.

1962
Garrincha foi o responsável por conduzir a Seleção Brasileira ao bicampeonato da Copa do Mundo em 1962. Nove jogadores que estiveram no Chile haviam sido campeões em 1958. A conquista brasileira foi em cima da Tchecoslováquia com vitória, por 3 a 1.

Na Primeira Fase, os brasileiros já haviam enfrentado a Tchecoslováquia e empataram sem gols. México e Espanha foram os outros rivais da fase de grupos. Até a final, o Brasil ainda passou pela Inglaterra nas quartas-de-final e despachou o Chile na semifinal. Os chilenos, aliás, ficaram com o 3º lugar do Mundial.

1958
A Seleção Brasileira, após bater na trave em 1950, enfim, conquistou sua primeira Copa do Mundo. E o título de 1958 ainda serviu para projetar o então jovem Pelé. Desde o início, o Brasil deu mostras que brigaria pelo título. A Seleção Canarinho se classificou na liderança do grupo que ainda tinha União Soviética, Inglaterra e Áustria.

Nas quartas-de-final, o Brasil passou por País de Gales (1 a 0). A França não incomodou na semifinal (5 a 2). Na decisão, os brasileiros enfrentaram a Suécia - dona da casa - e voltaram a triunfar por 5 a 2 para ficar com o inédito título. Pelé deixou sua marca em duas oportunidades na final. Ao todo, o Rei balançou as redes seis vezes.

1954
A Alemanha Ocidental foi a grande vencedora da Copa do Mundo de 1954. O título foi conquistado em cima da então poderosa Hungria, por 3 a 2. Antes, os alemães já haviam passado por Iugoslávia, nas quartas-de-final, e Áustria, na semifinal. Na Primeira Fase, porém, a classificação só veio com o jogo de desempate diante da Turquia.

O 3º lugar ficou com a Áustria que superou o Uruguai. Enquanto isso, Kocsis, da Hungria, foi o artilheiro do Mundial com 11 gols. Já a Seleção Brasileira, que começou com tudo na liderança do seu grupo, foi eliminada ainda nas quartas-de-final pela Hungria.

1950
Maracanazo! Alcides Ghiggia! Palavras que ainda tiram o sono dos torcedores brasileiros, mesmo após cinco títulos mundiais. A Copa do Mundo de 1950, a primeira organizada pelo Brasil, ficou nas mãos do vizinho Uruguai. A vitória dos uruguaios, por 2 a 1, sobre o Brasil no Maracanã não foi a final do torneio.

A Copa de 50, aliás, não teve mata-mata. Após os jogos da Primeira Fase, os melhores de cada grupo se enfrentaram no quadrangular. O duelo entre brasileiros e uruguaios aconteceu na última rodada e foi considerada a decisão, uma vez que só as duas seleções poderiam ser campeãs. O 3º lugar ficou com a Suécia. Ademir, autor de oito gols, foi o artilheiro do torneio.

1938
Vittorio Pozzo foi o primeiro técnico a ser campeão duas vezes na Copa do Mundo. O treinador levou a Seleção Italiana ao bicampeonato mundial em 1938, após já ter conquistado o torneio em 1934. A Itália bateu na final a temida Seleção da Hungria, por 4 a 2. Antes, os italianos passaram por Noruega, França e Brasil.

A Copa do Mundo de 1938 não teve fase de grupos. A disputa se iniciou nas oitavas de final. A Seleção Brasileira ficou com o 3º lugar após superar a Suécia. A artilharia também foi verde e amarela. Leônidas da Silva anotou sete gols em quatro jogos.

1934
A Seleção Italiana ganhou sua primeira Copa do Mundo em casa. O Mundial de 1934 contou com oito sedes. O título, porém, veio apenas na prorrogação, após empate, por 1 a 1, com a Tchecoslováquia. Os italianos venceram, por 1 a 0, e ficaram com o título. Antes, a Itália havia passado por EUA, Espanha e Áustria.

A Copa do Mundo de 1934 não teve fase de grupos. A disputa foi toda em mata-mata, a partir das oitavas de final. A Seleção Brasileira foi eliminada logo de cara pela Espanha. Já a Alemanha ficou com o 3º lugar ao derrotar a Áustria. Nejedly, da Tchecoslováquia, foi o artilheiro do torneio com cinco gols.

1930
O Uruguai teve a honra de sediar e conquistar a primeira Copa do Mundo da história. O Mundial de 1930 contou com a participação de 13 seleções. Os uruguaios se classificaram às semifinais após triunfarem sobre Peru (1 a 0) e Romênia (4 a 0). Nas semifinais, o Uruguai goleou a Iugoslávia, por 6 a 1, e foi campeão ao bater a Argentina, por 4 a 2.

O primeiro jogo da história da Copa, porém, foi entre França e México. Os franceses meteram 4 a 1 nos mexicanos em 13 de julho, no Estádio Pocitos, em Montevidéu. Já o primeiro jogo da Seleção Brasileira foi com derrota para a Iugoslávia (2 a 1). Preguinho marcou o primeiro tento verde e amarelo no Mundial.