Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 31 de agosto de 2022 às 14:43

Como "fênix", Fortaleza ressurge no Brasileirão e é o único 100% no returno

Time comandado por Juan Pablo Vojvoda deixou a zona de rebaixamento e sonha com voos maiores

André Esmeriz Campinas-SP

Ceará - A arrancada do Fortaleza deixou muita gente que o considerava como virtual rebaixado para a Série B em silêncio. Como uma "fênix", o Leão ressurgiu e já começa a sonhar com voos maiores no Brasileirão.

O início do Fortaleza foi bastante preocupante, tanto que conquistou seu primeiro ponto apenas na quinta rodada. Com um elenco enxuto e as atenções divididas com Libertadores e Copa do Brasil, Juan Pablo Vojvoda encontrou dificuldades para fazer o Leão decolar.

 Fortaleza tem a melhor campanha do returnoMateus Lotif / FortalezaFortaleza tem a melhor campanha do returno
Foi justamente depois que caiu nas duas copas que o Fortaleza iniciou a reação no Brasileirão. Não é a toa que lidera o returno, sendo o único time com 100% de aproveitamento em cinco jogos. Além disso, são sete gols marcados e nenhum sofrido.

Para se ter uma ideia, o Fortaleza precisou de cinco rodadas do returno para somar o mesmo número de pontos de todo o primeiro turno, quando terminou na lanterna depois de três vitórias, seis empates e dez derrotas.

A incrível reação não só tirou o Fortaleza da lanterna como o colocou em 12º lugar, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O Leão passou Juventude, Atlético Goianiense, Avaí, Cuiabá, Coritiba, Ceará, Botafogo e São Paulo.

"Acho que esses momentos ruins fortaleceram a gente, a unidade do time. Conseguimos algo importante, mas não fechamos nada. Nosso trabalho continua, com humildade", disse Juan Pablo Vojvoda.

A permanência na elite por si só seria um grande feito depois do início ruim, mas o Fortaleza não se dá por satisfeito e quer mais. Um novo passo pode ser dado neste domingo (4), quando recebe o Botafogo, às 16 horas (horário de Brasília), na Arena Castelão, pela 25ª rodada do Brasileirão.