Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 08 de setembro de 2022 às 15:56

Libertadores será decidida por dois brasileiros pela quinta vez na história

Flamengo e Athletico-PR se enfrentam no dia 29 de outubro, no Equador

André Esmeriz Campinas-SP

Rio de Janeiro - A Copa Libertadores conheceu seus dois finalistas nesta semana. Athletico Paranaense e Flamengo levaram a melhor sobre Palmeiras e Vélez Sarsfield, respectivamente, e vão se enfrentar no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

Essa é a quinta vez em 63 edições que a principal competição sul-americana será decidida por dois clubes brasileiros. Isso também aconteceu em 2021, 2020, 2006 e 2005, sendo que Flamengo e Athletico Paranaense estiveram envolvidos em duas ocasiões.

 Flamengo e Athletico Paranaense decidem a final da LibertadoresMarcelo Cortês / FlamengoFlamengo e Athletico Paranaense decidem a final da Libertadores
No ano passado, o Flamengo acabou perdendo na prorrogação para o Palmeiras. Em 2005, quando a final ainda era decidida em dois jogos, o Athletico Paranaense foi batido pelo São Paulo, que no ano seguinte seria derrotado pelo Internacional. Em 2020, o Verdão levou a melhor sobre o Santos.

Nenhum outro país do continente conseguiu emplacar mais de uma vez dois times na final da Copa Libertadores. A Argentina fez isso apenas uma vez, em 2018, quando o River Plate venceu o Boca Juniors.

Essa foi a última vez que a final da Libertadores foi decidida em dois jogos. Depois disso, só deu Brasil. Em 2019, o Flamengo bateu o River Plate. Nos dois anos anteriores (2020 e 2021), o Palmeiras levou a melhor sobre Santos e Flamengo.

Se continuar com essa hegemonia, o Brasil daqui a pouco chega na Argentina como o país mais vezes campeão da Copa Libertadores. A diferença que é de três títulos vai cair para dois depois do dia 29 de outubro.