Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 22 de setembro de 2022 às 00:13

Time que subiu "mais rápido", Cruzeiro busca outros recordes na Série B

Raposa ainda pode ter a maior pontuação e o melhor aproveitamento como mandante

André Esmeriz Campinas-SP

Minas Gerais - A goleada sobre o Vasco da Gama, por 3 a 0, diante de um Mineirão lotado, fez o Cruzeiro se tornar o clube a conquistar o acesso matemático com mais rodadas de antecedência desde que a Série B do Brasileiro passou a ser disputada em pontos corridos, em 2006.

Com 68 pontos, o Cruzeiro está a 23 do quinto colocado Londrina, que na sexta-feira recebe a Ponte Preta ainda pela 31ª rodada, e a 20 do quarto colocado Vasco. A questão é que os dois fazem um confronto direto na próxima rodada.

O acesso conquistado com sete rodadas de antecedência fez o Cruzeiro superar Corinthians, Portuguesa e Palmeiras, que subiram à elite nacional com seis rodadas em 2008, 2011 e 2013, respectivamente.

 Edu comemora o acesso com a torcida do CruzeiroStaff Images / CruzeiroEdu comemora o acesso com a torcida do Cruzeiro
Se engana quem pensa que o Cruzeiro vai "largar" o campeonato depois de atingir seu principal objetivo. Recentemente, o técnico uruguaio Paulo Pezzolano deu uma declaração que mostrou o foco do clube em fazer história na Série B.

"Se conquistamos o acesso, não conquistamos nada. Se conquistarmos o título - e temos que conquistar, porque é uma obrigação que temos internamente - não conquistamos nada. Temos que jogar até o final e ganhar até o último jogo", disse o treinador.

Nas próximas sete partidas, o Cruzeiro tem dois recordes para serem quebrados. O primeiro não é nada fácil: somar o maior número de pontos em uma única edição na Era dos pontos corridos. Em 2008, o Corinthians foi campeão com 85 pontos. Ou seja, a Raposa precisa conquistar 18 dos 21 ainda em disputa.

O Cruzeiro também tenta terminar o campeonato com o melhor desempenho como mandante. Ainda sem perder diante da sua torcida, que por sinal tem a maior média de público da Série B, a Raposa tem 14 vitórias e dois empates, o que dá um aproveitamento de 91,6%.

Faltando mais três jogos como mandante - Guarani, Ituano e CSA -, o Cruzeiro precisa conquistar sete pontos para ter desempenho melhor que Náutico e Corinthians, que tiveram 87,7% de aproveitamento em 2006 e 2008, respectivamente, com 16 vitórias, dois empates e uma derrota.