São Paulo - Os títulos da Copa do Mundo estão concentrados em dois continentes. Nas 21 edições já realizadas, apenas América e Europa tiveram seleções campeãs. No Sr. Goool, o Mundial de 2022 já começou. Vamos acompanhar tudo o que vai rolar no Qatar. É o #SrGooolNaCopa!
O continente mais vezes campeão é a Europa. Os 12 títulos são divididos entre cinco seleções: Alemanha e Itália possuem quatro cada, a França tem dois e Espanha e Inglaterra aparecem com um. Todas elas estarão no Qatar.As seleções europeias levaram as últimas quatro edições da Copa do Mundo. A última vez que isso não aconteceu foi em 2002, quando o Brasil se sagrou campeão na Coreia do Sul/Japão. Depois disso só deu Europa.
A superioridade dos dois continentes é tão grande que todas as finais das 21 edições da Copa do Mundo tiveram seleções europeias e/ou americanas. Será que no Qatar essa hegemonia será quebrada por África, Ásia e Oceania?
As chances disso acontecer são pequenas. Não só pela qualidade técnica, mas também estatisticamente. Das 32 seleções presentes no Qatar, menos da metade não são europeias ou americanas: Qatar (Ásia), Irã (Ásia), Japão (Ásia), Coreia do Sul (Ásia), Senegal (África), Marrocos (África), Camarões (África), Tunísia (África), Gana (África) e Austrália (apesar de ser da Oceania atua pela Ásia).