Rondônia - O Genus foi semifinalista do Campeonato Rondoniense e chegou à Série D do Campeonato Brasileiro após a desistência de Vilhena e Pimentense. Mas o clube parou de vencer bem antes dessas duas situações. O Genus completou três meses sem vitória ao ser derrotado pelo Plácido de Castro-AC, por 2 a 1, em casa, em jogo atrasado pela 4ª rodada.
O último triunfo do clube rondoniense foi pela 10ª rodada do Estadual. Em 18 de abril, o Genus bateu o rebaixado Rolim de Moura, por 4 a 1. De lá para cá aconteceram sete jogos - cinco pelo Rondoniense e dois pela Série D -, com três empates e quatro derrotas.O jejum de vitória é mais longo quando se trata apenas de jogos fora de casa. O Genus triunfou pela última vez longe da torcida em 7 de abril, quando fez 2 a 0 no Ji-Paraná. E será justamente fora de casa que o Genus voltará a campo no próximo domingo.
Lanterna do Grupo A1 e sem pontuar, o Genus vai encarar o Náutico - atual campeão de Roraima -, às 17 horas, pela 5ª rodada. O clube rondoniense tem uma das piores campanhas da Série D. O Genus anotou só dois gols e sofreu seis.
Confira a série negativa do Genus na temporada 2013:
RONDONIENSE
Genus 2 x 2 Espigão
Vilhena 1 x 0 Genus
Genus 2 x 2 Ji-Paraná
Vilhena 1 x 0 Genus
Genus 2 x 2 Vilhena
SÉRIE D
Paragominas-PA 4 x 1 Genus
Genus 1 x 2 Plácido de Castro-AC