Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 19 de outubro de 2022 às 09:40

A Copa mais importante do mundo. Conheça a sua história e também a da FIFA!

Esta Copa do Mundo será a primeira em solo árabe, e tem como objetivo exceder US$1 bilhão em dinheiro total do prêmio

da Redação -

São Paulo - Conhecer a história da Copa do Mundo é uma boa maneira de começar a ficar animado. O mundo está entusiasmado com o início da Copa do Mundo FIFA 2022 no Qatar, com a primeira partida de abertura que acontecerá em apenas algumas semanas. Prepare-se para fazer as suas apostas esportivas online no seu site de confiança.

Esta Copa do Mundo será a primeira em solo árabe, e tem como objetivo exceder US$1 bilhão em dinheiro total do prêmio. Mas como este torneio de futebol começou? Contamos um pouco sobre a história deste incrível evento que une o mundo a cada quatro anos e como a associação encarregada de organizá-lo surgiu.

 Copa do Mundo estará novamente em jogo a partir de 20 de novembro!FIFA / DivulgaçãoCopa do Mundo estará novamente em jogo a partir de 20 de novembro!
FIFA
Você provavelmente já ouviu falar da FIFA. No início do século 20, não existiam leis universais que governassem o futebol, então alguns líderes do esporte na Europa decidiram que deveria haver um órgão para governar e desenvolver o esporte em todo o mundo, à medida que os jogos internacionais cresciam em popularidade.

Assim, sob a liderança do jornalista francês Robert Guerin, as associações de futebol da Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça se reuniram em Paris e em 22 de maio de 1904 nasceu a Fédération Internationale de Football Association (FIFA).

Guerin tornou-se o primeiro presidente da associação e ocupou o cargo de 1904 a 1906. Desde então, oito homens ocuparam o cargo, cada um contribuindo com algo para a formação da associação como a conhecemos hoje:

· Daniel Burley Woolfall (1906-1918)

· Jules Rimet (1921-1954)

· Rodolphe William Seeldrayers (1954 - 1955)

· Arthur Drewry (1955 - 1961)

· Sir Stanley Rous (1961 - 1974)

· João Havelange (1974 - 1998)

· Joseph S. Blatter (1998 - 2015)

· Gianni Infantino (2016 - Presente)

A FIFA não apenas ajudou a estabelecer regras universais, promover o futebol e fomentar as relações entre associações, mas é a autoridade máxima em tudo relacionado ao jogo: as regras do jogo, a organização de competições internacionais, a supervisão do intercâmbio de jogadores e o estabelecimento de regras de arbitragem.

A FIFA conta atualmente com 211 membros e é sem dúvida a associação esportiva mais reconhecida do mundo. E não há dúvida de que sob a sua liderança, o futebol se tornou o esporte mais popular em nível internacional.

A Copa do Mundo
A FIFA foi fundada em 1904, mas a Copa do Mundo surgiu anos mais tarde, em 1930. Foi no início do século XX quando as competições de futebol dos Jogos Olímpicos de Verão foram consideradas as mais prestigiadas.

Embora o futebol tenha sido jogado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris de 1900, foi somente nos Jogos Olímpicos de Londres de 1908 que ele se tornou uma competição olímpica oficial supervisionada pela FIFA.

Entretanto, divergências entre a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional (COI) em anos posteriores, devido à diferença de profissionalismo entre as equipes, levaram a FIFA a declarar em 1928 que iria organizar a sua própria competição internacional de futebol implementada sob a administração do então Presidente da FIFA, Jules Rimet.

Assim, a primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930, o país escolhido como anfitrião porque foi o duplo campeão dos dois Jogos Olímpicos anteriores, com a participação de 13 países convidados e onde a equipe da casa foi novamente considerada campeã mundial.

A Copa do Mundo de 1934 na Itália foi a primeira em que houve um processo de qualificação para as equipes e desde então este importante torneio tem sido realizado a cada quatro anos, com exceção de 1942 e 1946, quando foram cancelados devido à Segunda Guerra Mundial.

Embora o torneio tenha passado por muitas mudanças, agora tem 32 equipes selecionadas através de um processo de qualificação durante um período de dois anos antes do torneio e, apesar da existência de outros torneios como a Liga dos Campeões da UEFA, é difícil vencer a paixão e a união sentida na Copa do Mundo.