Rio de Janeiro - O técnico Dorival Júnior foi um dos responsáveis pelo acesso do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro em 2009. Mas o treinador e todos do clube deveriam abrir bem os olhos em relação a atual campanha do Gigante da Colina na Série A.
O Vasco, após sete rodadas, tem campanha inferior a apresentada no ano da queda. Em 2013, o clube cruzmaltino amarga a zona de rebaixamento, no 17º lugar com apenas sete pontos. São duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Aproveitamento de 33,3%.Em 2008, o Vasco contabilizou oito pontos de 21 possíveis. O clube carioca somou dois triunfos, dois empates e três derrotas. Aproveitamento de 38,1%. Naquela oportunidade, o Vasco encontrava-se no 12º lugar com oito pontos - dois a mais do que a zona de rebaixamento.
Na temporada do rebaixamento, o Vasco anotou sete gols e levou oito nas sete primeiras rodadas. O time do Rio de Janeiro, em casa, empatou com São Paulo e Atlético Mineiro, por 1 a 1, e goleou o Goiás, por 5 a 0. Como visitante, o Vasco passou pelo Ipatinga (1 a 0), mas perdeu para Palmeiras e Portuguesa (1 a 0), além do Grêmio (3 a 0). A degola foi confirmada no 18º lugar com 40 pontos - quatro a menos do que o primeiro clube fora da zona do descenso.
Na atual campanha, o Vasco - como mandante - triunfou sobre Portuguesa (1 a 0) e Atlético Mineiro (2 a 0), empatou com o Bahia (1 a 1) e perdeu para o Flamengo (1 a 0). Enquanto isso, fora de casa, o Vasco perdeu para São Paulo (5 a 1), Vitória (2 a 0) e Internacional (5 a 3). São oito gols a favor e 14 contra - pior defesa ao lado do lanterna Náutico.
Vindo de três jogos sem vencer - sendo duas derrotas seguidas -, o Vasco tentará a reabilitação contra o rival Fluminense, no próximo domingo, às 18h30, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 8ª rodada.