Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 12 de dezembro de 2022 às 00:12

Marrocos tenta se tornar o 14º finalista da história da Copa, o 1º africano

Marrocos poderá ser a primeira seleção de fora da Europa e da América do Sul a disputar um título mundial

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Seleção do Marrocos já fez história no Qatar ao chegar pela primeira vez na semifinal da Copa do Mundo. Um país africano jamais havia ido tão longe. Mas os marroquinos ainda não estão satisfeitos e querem mais. Marrocos poderá se tornar a 14ª seleção finalista do torneio da FIFA, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.

E tem mais! Marrocos poderá ser a primeira seleção de fora da Europa e da América do Sul a disputar um título mundial. Os marroquinos chegaram à inédita semifinal ao eliminarem Portugal por 1 a 0. Agora, o desafio será contra um dos oito campeões.

Na próxima quarta-feira (14), às 16 horas (horário de Brasília), no Al Bayt, em Al Khor, Marrocos enfrentará a França, atual campeã mundial. A Copa do Mundo conta com oito campeões e cinco seleções que foram à final, mas jamais deram a volta olímpica.

 Marrocos quer sua primeira vaga à final da Copa do Mundo!FRMF MA / DivulgaçãoMarrocos quer sua primeira vaga à final da Copa do Mundo!
Campeões!
O Brasil pode ser o maior campeão da história - são cinco títulos ao todo -, mas a Alemanha é a recordista em finais. Se a Seleção Brasileira decidiu o título seis vezes, os alemães estiveram na final em oito oportunidades e ganharam quatro.

A Itália, por sua vez, precisou de só seis finais para ser campeã quatro vezes do Mundial. Já a Argentina, entre os campeões, é a única seleção que tem mais vices (3) do que títulos (2). A França, atual vencedora, ostenta duas voltas olímpicas e um vice.

Uruguai, Inglaterra e Espanha, enquanto isso, têm aproveitamento de 100% em decisões. O Uruguai, apesar de ostentar duas conquistas, esteve só uma vez na final, já que a disputa de 1950 foi em um Quadrangular. Cinco seleções, por outro lado, chegaram perto, mas não souberam levantar o troféu.

Na trave!
A Holanda é recordista em vices. Os holandeses estiveram em três decisões, mas nunca soltaram o grito entalado na garganta (1974, 1978 e 2010). Hungria (1938 e 1954) e Tchecoslováquia (1934 e 1962) bateram na trave em duas oportunidades, enquanto Suécia (1958) e Croácia (2018) foram vices uma vez cada.