Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 21 de julho de 2013 às 08:30

Saiba quantas vezes os campeões da Libertadores jogaram antes do primeiro título

Em caso de título, Atlético Mineiro vai superar Olímpia neste quesito, mas ficará atrás do rival Cruzeiro

da Redação -

Minas Gerais - O Atlético Mineiro, para conquistar o inédito título da Libertadores, precisará vencer o Olímpia por três ou mais gols de diferença - Galo perdeu o jogo de ida, por 2 a 0. Se o triunfo for por dois gols de diferença, a decisão será nos pênaltis. Em caso de título, o Galo irá superar o rival paraguaio em um quesito: número de participações na competição sul-americana até a volta olímpica.

 Quem levará a taça para a casa?
O clube brasileiro participa apenas de sua quinta Libertadores. Em 2013, o Atlético Mineiro faz sua melhor campanha. O Olímpia, por sua vez, está pela 37ª vez no torneio mais importante da América do Sul. O Rei das Copas, como é chamado o Olímpia, precisou de 13 participações até chegar ao primeiro título, em 1979.

O desempenho paraguaio é um dos piores da Libertadores. A LDU, campeã em 2008, também precisou atuar 13 vezes até fazer a festa com sua torcida. A dupla só é superada pelo Colo Colo. Os chilenos foram campeões em 1991, apenas na 15ª participação na Libertadores.

Em caso de título, o Atlético Mineiro se juntará ao Vasco, campeão em 1998. Mas o Galo estará abaixo do rival Cruzeiro. A Raposa precisou apenas de três participações para ser campeã em 1976. O mesmo aconteceu com o Once Caldas, em 2004.

A melhor situação é do Peñarol - primeiro clube campeão da Libertadores. Estudiantes, Santos, Argentinos Juniors e Flamengo também venceram logo na estreia da Libertadores. Maior vencedor do torneio com sete títulos, o Independiente foi campeão em sua segunda participação, assim como Grêmio, Vélez Sarsfield e Racing Club.

Campeões!

A Argentina lidera o ranking de conquistas por países com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira o número de participações dos clubes até o título da Libertadores:

Peñarol-URU
1ª Edição

Estudiantes-ARG
1ª Edição

Santos
1ª Edição

Argentinos Juniors-ARG
1ª Edição

Flamengo
1ª Edição

Independiente-ARG
2ª Edição

Grêmio
2ª Edição

Vélez Sarsfield-ARG
2ª Edição

Racing Club-ARG
2ª Edição

Cruzeiro
3ª Edição

Once Caldas-COL
3ª Edição

Vasco
5ª Edição

Boca Juniors-ARG
6ª Edição

São Paulo
6ª Edição

Internacional
6ª Edição

Atlético Nacional-COL
6ª Edição

Nacional-URU
8ª Edição

Palmeiras
9ª Edição

Corinthians
10ª Edição

River Plate-ARG
11ª Edição

Olímpia-PAR
13ª Edição

LDU-EQU
13ª Edição

Colo Colo-CHI
15ª Edição