Minas Gerais - O Atlético Mineiro, para conquistar o inédito título da Libertadores, precisará vencer o Olímpia por três ou mais gols de diferença - Galo perdeu o jogo de ida, por 2 a 0. Se o triunfo for por dois gols de diferença, a decisão será nos pênaltis. Em caso de título, o Galo irá superar o rival paraguaio em um quesito: número de participações na competição sul-americana até a volta olímpica.
O clube brasileiro participa apenas de sua quinta Libertadores. Em 2013, o Atlético Mineiro faz sua melhor campanha. O Olímpia, por sua vez, está pela 37ª vez no torneio mais importante da América do Sul. O Rei das Copas, como é chamado o Olímpia, precisou de 13 participações até chegar ao primeiro título, em 1979.O desempenho paraguaio é um dos piores da Libertadores. A LDU, campeã em 2008, também precisou atuar 13 vezes até fazer a festa com sua torcida. A dupla só é superada pelo Colo Colo. Os chilenos foram campeões em 1991, apenas na 15ª participação na Libertadores.
Em caso de título, o Atlético Mineiro se juntará ao Vasco, campeão em 1998. Mas o Galo estará abaixo do rival Cruzeiro. A Raposa precisou apenas de três participações para ser campeã em 1976. O mesmo aconteceu com o Once Caldas, em 2004.
A melhor situação é do Peñarol - primeiro clube campeão da Libertadores. Estudiantes, Santos, Argentinos Juniors e Flamengo também venceram logo na estreia da Libertadores. Maior vencedor do torneio com sete títulos, o Independiente foi campeão em sua segunda participação, assim como Grêmio, Vélez Sarsfield e Racing Club.
Campeões!
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira o número de participações dos clubes até o título da Libertadores:
Peñarol-URU
1ª Edição
Estudiantes-ARG
1ª Edição
Santos
1ª Edição
Argentinos Juniors-ARG
1ª Edição
Flamengo
1ª Edição
Independiente-ARG
2ª Edição
Grêmio
2ª Edição
Vélez Sarsfield-ARG
2ª Edição
Racing Club-ARG
2ª Edição
Cruzeiro
3ª Edição
Once Caldas-COL
3ª Edição
Vasco
5ª Edição
Boca Juniors-ARG
6ª Edição
São Paulo
6ª Edição
Internacional
6ª Edição
Atlético Nacional-COL
6ª Edição
Nacional-URU
8ª Edição
Palmeiras
9ª Edição
Corinthians
10ª Edição
River Plate-ARG
11ª Edição
Olímpia-PAR
13ª Edição
LDU-EQU
13ª Edição
Colo Colo-CHI
15ª Edição