Bahia - Seis clubes das Séries B e C do Campeonato Brasileiro terão que disputar as eliminatórias se quiserem chegar à fase de grupos da Copa do Nordeste. O sexteto poderá realizar apenas uma ou duas partidas, uma vez que as duas primeiras etapas serão definidas em jogo único.
O Vitória, de volta à Série B, buscará a classificação diante da torcida contra o maranhense Cordino. Este jogo, aliás, abrirá a temporada brasileira em 5 de janeiro, às 19h30, no Barradão, em Salvador. Todos os outros clubes das principais divisões nacionais são da Série C.O Altos será o único a decidir a vaga fora de casa contra o Jacuipense. América de Natal, Botafogo, Confiança e CSA terão o fator casa a favor diante de, respectivamente, Moto Club, Retrô, Sousa e Potiguar.
Serão oito jogos na primeira fase da eliminatória e quatro partidas na segunda fase eliminatória. Os quatro classificados entrarão na fase de grupos.
A Primeira Fase contará com 16 clubes (12 pré classificados e os quatro vindos da Eliminatória) separados em dois grupos com quatro times cada.
Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em turno único. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão ao mata-mata.
As quartas de final (1ºAx4ºA e 2ºBx3ºB, e 1ºBx4ºB e 2ºAx3ºA) serão em partida única, assim como a semifinal (1ºAou4ºA x 2ºBou3ºB e 1ºBou4ºB x 2ºAou3ºA). Em caso de empate nestas duas fases, pênaltis.
A final, por sua vez, será decidida em jogos de ida e volta. Em caso de empate, pênaltis.
O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada na Terceira Fase da Copa do Brasil de 2024.