São Paulo - Botafogo, América Mineiro, Goiás e Fortaleza terão que enfrentar campeões logo na fase de grupos da CONMEBOL Sul-americana. O Sr. Goool traz, nesta quarta-feira, a tabela completa e o simulador de jogos do segundo torneio mais importante da América do Sul.
A edição 2023 da Sula contará com cinco dos seus 17 campeões. O Botafogo terá pela frente a LDU, campeã em 2009. O Grupo A ainda terá Magallanes e Universidad César Vallejo. O desafio do América Mineiro, enquanto isso, será diante do Defensa y Justicia, que deu a volta olímpica em 2020. O Grupo F também conta com Peñarol e Millonarios.Já o Goiás terá enfrentamento diante do Santa Fe, campeão da Sula em 2015. A dupla está no Grupo G, que também tem Universitario e Gimnasia. Vindo da Libertadores, o Fortaleza medirá forças ante o San Lorenzo, primeiro campeão da Sul-americana em 2002. O Grupo H ainda tem Palestino e Estudiantes de Mérida.
O outro campeão da Sul-americana é o São Paulo. Cabeça de chave do Grupo D, o Tricolor jogará contra Tolima, Puerto Cabello e Tigre. A Sula também contará com mais dois brasileiros na fase de grupos: Bragantino e Santos.
GRUPO A
LDU-EQU
Botafogo
Universidad César Vallejo-PER
Magallanes-CHI
GRUPO B
Emelec-EQU
Guaraní-PAR
Danubio-URU
Huracán-ARG
GRUPO C
Estudiantes-ARG
Bragantino
Oriente Petrolero-BOL
Tacuary-PAR
GRUPO D
São Paulo
Tolima-COL
Tigre-ARG
Puerto Cabello-VEN
GRUPO E
Santos
Newell's Old boys-ARG
Blooming-BOL
Audax Italiano-CHI
GRUPO F
Peñarol-URU
Defensa y Justicia-ARG
América Mineiro
Millonarios-COL
GRUPO G
Santa Fe-COL
Universitario-PER
Goiás
Gimnasia y Esgrima-ARG
GRUPO H
San Lorenzo-ARG
Palestino-CHI
Estudiantes de Mérida-VEN
Fortaleza
Campeões!
A CONMEBOL Sul-Americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos, Boca Juniors-ARG (2004 e 2005), Independiente-ARG (2010 e 2017), Athletico Paranaense (2018 e 2021) e Independiente del Valle-EQU (2019 e 2022) são os maiores vencedores do torneio.
San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fé-COL (2015), Chapecoense (2016) e Defensa y Justicia-ARG (2020) têm uma conquista cada.
Em relação aos países, a Argentina lidera com nove voltas olímpicas, enquanto o Brasil chegou a cinco títulos. O Equador festejou duas vezes, uma a mais do que Colômbia, Chile, Peru e México.Regulamento:
A Primeira Fase da Sul-americana terá 32 clubes de oito países - Argentina e Brasil são as exceções. Em duelos eliminatórios, de clubes do mesmo país, serão conhecidos 16 classificados à fase de grupos. Serão partidas únicas. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Os quatro eliminados na Terceira Fase da Libertadores também estarão na fase de grupos, além de seis clubes da Argentina e seis do Brasil.
Os 32 clubes serão divididos em oito grupos com quatro times cada. Após duelos de turno e returno dentro das próprias chaves, apenas os líderes avançarão ao mata-mata. Os segundos colocados farão um Playoff contra os 3ºs colocados da Fase de Grupos da Libertadores. Os vencedores enfrentarão os líderes dos grupos nas oitavas.
Oitavas de final, quartas de final e semifinal serão disputadas em ida e volta. Gol fora de casa não será considerado critério de desempate. Se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
A final será em partida única e campo neutro. Em caso de empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vaga na Recopa Sul-Americana.