Minas Gerais - O Olímpia não tem "apenas" a vantagem de ter vencido o Atlético Mineiro, por 2 a 0, na primeira partida da final da Libertadores. O clube paraguaio também conta com o histórico positivo na competição sul-americana para garantir o quarto título de sua história.
As três conquistas do Olímpia foram obtidas fora de casa. O duelo decisivo da final de 2013 será realizado no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, às 21h50. Como venceu o primeiro embate, por 2 a 0, os paraguaios podem perder por até um gol de diferença.Para complicar um pouco mais a situação do Galo, o Olímpia já esteve nesta posição em duas oportunidades. Em 1979, o Rei das Copas conquistou seu primeiro título de Libertadores em cima do Boca Juniors. No primeiro duelo, em Assunção, o Olímpia também venceu os argentinos, por 2 a 0. O título foi confirmado com empate sem gols em Buenos Aires.
Panorama parecido aconteceu em 1990. Naquela oportunidade, o Olímpia passou pelo Barcelona, por 2 a 0, no Estádio Defensores del Chaco. No Equador, o empate, por 1 a 1, garantiu a segunda conquista sul-americana aos paraguaios. Em 2002, foi diferente, mas ainda assim há um aspecto para assustar os brasileiros.
O Olímpia deu sua terceira volta Olímpica na Libertadores em solo verde e amarelo. Apesar da derrota, por 1 a 0, em casa, os paraguaios venceram o São Caetano, por 2 a 1, no Pacaembu e levaram a decisão para os pênaltis. O título foi obtido com triunfo, por 4 a 2.Outro lado...
Mas nem tudo tem seu lado negativo para o Atlético Mineiro. O Olímpia também tem três vices da Libertadores, sendo que dois aconteceram longe do Paraguai. Sem falar que, em 1989, o Olímpia venceu o Atlético Nacional, por 2 a 0, no Paraguai, mas no duelo de volta perdeu, por 2 a 0, no tempo normal, e por 5 a 4 nos pênaltis.
Em 1991, o algoz foi o Colo Colo, do Chile. Os rivais empataram sem gols em Assunção. No duelo em Santiago, o Colo Colo garantiu o título com triunfo, por 3 a 0. Antes, em 1960 - ano de estreia da Libertadores -, o Olímpia amargou o vice-campeonato, em casa, diante do Peñarol. Os uruguaios venceram em Montevidéu, por 1 a 0, e empataram, por 1 a 1, em Assunção.
Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.