São Paulo - Não restam grandes dúvidas que o Campeonato Brasileiro é um dos mais movimentados e exigentes do futebol mundial. Isso acontece não só porque o nível de futebol é muito competitivo e de alta qualidade, mas também porque o Brasileirão exige uma constante viagem, em um dos maiores países de todo o planeta.
Felizmente, existem excelentes companhias de aviação na América do sul, onde cancelar voo Latam, por exemplo, é extremamente acessível. Contudo, é essencial compreender qual é o impacto de tantas viagens de avião para se poder jogar de 3 em 3 dias. Será que a CBF deveria mudar seu calendário e até apostar em um formato diferente, como forma de proteger a saúde de seus jogadores?
Nível do futebol brasileiro é um dos mais exigentes
Para além da calendarização e distanciamento entre times (Brasil é um país continental), a realidade é que o Brasileirão é altamente exigente pelo nível elevado do talento que se apresenta em seus principais times. Sendo reconhecidos mundialmente por ser uma das melhores formações da história do futebol, também para quem gosta de jogos imprevisíveis, o Brasileirão acaba por ser um dos mais atrativos.
Tal fenômeno acontece muito porque os principais times brasileiros surgem com grandes talentos em suas formações. Em muitos casos, esse surgimento até acontece durante a temporada. Aliás, bastará nos relembrar como o time do Palmeiras conseguiu recuperar seu título da Série A, quando esteve a mais de dez pontos de distância do Botafogo. Isso durante a temporada passada, na qual ficou bem explícito que o Brasileirão é um Campeonato inesperado.
Times brasileiros ainda têm competições internacionais
Vale a pena relembrar que Copa Libertadores e Sul Americana são outros exemplos de competições que contribuem para que os jogadores dos times brasileiros acabem por ter um dos calendários mais exigentes de toda a temporada. Tendo que viajar um pouco por toda a América Latina, também se percebe que esses jogos a meio da semana exijam um cuidado especial para com os jogadores mais regulares.
No entanto, também por causa desse risco de rotações, muitos resultados inesperados acabam acontecendo. A vantagem aqui é que os times brasileiros estão competindo com outras Ligas. Além de que, principalmente nas últimas temporada, os times nacionais têm conseguido dominar por completo na histórica Copa Libertadores.