São Paulo - O Estados Unidos apesar de não ser um país tradicional do futebol, vem crescendo aos poucos neste setor com grandes contratações, Luizito Suárez e Lionel Messi, veteranos de times como o Barcelona, são prova disso. Apesar deles serem contratações do Inter de Miami longe de sua fase mais “em alta”, alguns times americanos estão justamente de olho em novos prodígios no esporte e recentemente fizeram a maior contratação feminina da história.
Bay FC disputará pela 1ª vez a Liga Feminina de Futebol
A mais recente contratação que veio a chamar a atenção foi a da atacante Racheal Kundananji do país Zâmbia. A jogadora de 23 anos que atuava no Madrid FCC vinha fazendo excelentes temporadas defendendo o time espanhol, em sua primeira temporada ela havia marcado 27 gols em 31 jogos que participou e até o momento já tinha marcado em 15 partidas, 8 gols.
Racheal Kundananji foi jogadora versátil na Copa do Mundo de 2023
O valor alto pago pela jovem jogadora não veio apenas de seu talento jogando em times, Racheal Kundananji já defendeu a seleção de Zâmbia na Copa do Mundo Feminina de 2023 de uma maneira bem inusitada. Apesar de ser naturalmente uma atacante, ela jogou como ala e mesmo assim Kundananji mostrou versatilidade e desempenhou esse papel muito bem, ela afirma ainda não se importar em jogar nessa posição.
Inclusive ela marcou um dos gols na goleada contra a Costa Rica por 3 a 1, lembrando que era a 1ª vez de Zâmbia em uma Copa do Mundo. Já defendendo o Madrid FCC ela foi indiscutivelmente uma das melhores das últimas temporadas, além do placar de gols irretocável, que lhe garantiu a posição de 2ª artilheira com mais gols, ficando apenas atrás de Alba Redondo, ela também foi uma das responsáveis por quebrar a invencibilidade de 64 jogos do Barcelona.
Atacante passou por várias ligas de baixa categoria até o estrelato
Depois de despontar no futebol cazaquistanês ela finalmente veio a ser contratada em um time com boa estrutura em 2022, o Eibar, que pertence a Liga de Futebol Feminina da Espanha. No time espanhol, apesar da curta passagem, ela chegou a marcar 8 gols em 22 partidas até ser contratada finalmente pelo Madrid FCC, onde realmente provou o seu valor, jogando em uma liga de alta categoria.
Para quem quiser ver Kundananji em campo pelo Bay FC, ela estreia no dia 16 de março contra o Angel City, na liga de futebol feminina americana. Entretanto, quem quiser ver ela jogando pela seleção de Zâmbia, ela estará defendendo sua seleção nas classificatórias para os Jogos Olímpicos de 2024 que acontecerão em Paris. A seleção feminina de Zâmbia entrará em campo contra a Gana, nos dias 18 e 24 de fevereiro.