Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 14 de janeiro de 2013 às 20:08

Penapolense vai estrear no Paulistão, enquanto Sorocaba e Barbarense voltarão após longo jejum

Mogi Mirim e Oeste também merecem destaque após os acessos nas Séries D e C do Brasileirão, respectivamente

da Redação -

São Paulo - Aos 68 anos, o Penapolense irá debutar no Campeonato Paulista 2013. O clube de Penápolis foi um dos quatro que conquistaram o acesso na Série A2 durante a temporada passada. Completam o quarteto: União Barbarense, Atlético Sorocaba e São Bernardo (campeão da Edição 2012).

Chamado por seus torcedores de Pantera da Noroeste, o Penapolense começou sua caminhada rumo à elite em 2007, quando subiu da quarta divisão - conhecida como Segundona - para a Série A3. No purgatório, o CAP ficou mais quatro anos até ascender para a Série A2 em 2011, com direito a título. E no ano passado, após um empate, por 1 a 1, com o Red Bull, fez história ao conquistar o acesso à elite paulista em 28 de abril.

Mais experientes que o rival de Penápolis, União Barbarense e Atlético Sorocaba estavam sumidos da Série A1 do Paulistão. A última participação da dupla tinha sido no longínquo ano de 2005. O time de Santa Bárbara d'Oeste vai para a sua oitava participação, enquanto o Sorocaba estará pela terceira vez na elite. Já o São Bernardo não deu sorte na única vez que esteve entre os melhores do Estado. Em 2011, o Tigre do ABC foi rebaixado.

Garantido!
O Mirassol, por sua vez, soube aproveitar a oportunidade de disputar o Paulistão. O Leão realizará a sexta participação consecutiva. Desde 2008, quando ascendeu pela primeira vez, o clube não caiu mais. Outros dois clubes que merecem atenção são Mogi Mirim e Oeste.

O primeiro foi campeão do interior, em 2012, e ainda conquistou o acesso para a Série C do Brasileirão. O Mogi Mirim irá disputar a Série A1 pela 25ª vez. O Oeste, por sua vez, subiu para a Série B ao se sagrar campeão da Série C. Este foi o primeiro título nacional da história do clube. No Paulistão, o Oeste fará a sexta participação, sendo que, em 2011, foi campeão do interior.

Em relação aos recordistas, o centenário Corinthians puxa a fila com 99 presenças no torneio mais importante de São Paulo. O Santos aparece com 98, uma a mais que o Palmeiras. Mais jovem da turma, o São Paulo tem 82 participações no Paulistão. Em 2002, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, São Caetano, Ponte Preta, Guarani, Portuguesa e Paulista disputaram o Torneio Rio-São Paulo.

A lista completa de participações, contando já a temporada de 2013, tem: Atlético Sorocaba (3), Botafogo (48), Bragantino (16), Corinthians (99), Guarani (65), Ituano (19), Linense (8), Mirassol (6), Mogi Mirim (25), Oeste (6), Palmeiras (97), Paulista (27), Penapolense (1), Ponte Preta (49), Santos (98), São Bernardo (2), São Caetano (13), São Paulo (82), União Barbarense (8) e XV de Piracicaba (43).

Confira os jogos da 1ª rodada do Paulistão 2013:

Sábado (19/01)
17h

União Barbarense x XV de Piracicaba
São Paulo x Mirassol

19h30
Penapolense x Ituano
São Bernardo x Santos
Linense x Guarani
Atlético Sorocaba x São Caetano

Domingo
17h

Paulista x Corinthians
Palmeiras x Bragantino

19h30
Ponte Preta x Mogi Mirim
Botafogo x Oeste