São Paulo - O sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira, reservou logo de cara um grande clássico nacional nas oitavas de final da Copa do Brasil. Flamengo e Palmeiras se enfrentarão mais uma vez no torneio. Os rivais já duelaram, segundo levantamento do Sr. Goool, quatro vezes - são três triunfos cariocas e uma vitória paulista.
Flamengo x PalmeirasOutro grande duelo das oitavas será entre Mosqueteiros. Grêmio e Corinthians podem não estar nada bem no Brasileirão, mas têm história na Copa do Brasil. Gaúchos e paulistas decidiram o torneio em 1995, com título do Timão, e em 2001, com conquista do Imortal. Na Copa BR são quatro vitórias do Grêmio, seis empates e dois triunfos do Corinthians.
No Brasileirão, o Botafogo pode ser líder, mas na Copa do Brasil ainda não venceu o Bahia, adversário das oitavas. Os rivais se enfrentaram em 1990 e o Tricolor venceu uma e empatou a outra. Por fim, Juventude e Fluminense farão duelo de campeões. No confronto direto pela Copa BR, o Flu soma três vitórias, contra um triunfo do Ju e dois empates. Já Atlético Goianiense x Vasco e Bragantino x Athletico Paranaense farão confrontos inéditos na Copa do Brasil.
Serão quatro cariocas, quatro paulistas, dois goianos, dois gaúchos e um paranaense, um mineiro, um baiano e um alagoano. Entre os 16 clubes, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Juventude, Palmeiras, São Paulo e Vasco já foram campeões, enquanto Atlético Goianiense, Bahia, Botafogo, Bragantino, CRB e Goiás buscarão a primeira volta olímpica.Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com 11 títulos. Minas Gerais ocupa a vice-liderança isolada com oito conquistas, uma a mais do que o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com seis. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Palmeiras e Flamengo somam quatro. Já o Corinthians estacionou nos três títulos. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Por fim, São Paulo, Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.