Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 01 de setembro de 2024 às 20:31

Definidos os acessos na Série D 2024; Retrô e Maringá irão debutar na Série C

Em 16 edições de Série D, os nordestinos garantiram acesso em todas as temporadas

da Redação -

Paraná - Anápolis-GO, Retrô-PE, Itabaiana-SE e Maringá-PR conquistaram os acessos na Série D do Campeonato Brasileiro. Pernambucanos e paranaenses irão debutar na Série C, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.

Com apenas oito anos de fundação, o Retrô superou o Brasiliense nos pênaltis e garantiu o acesso com dez vitórias (oito em casa e duas fora), quatro empates (um como mandante e três como visitante) e seis derrotas (uma em seus domínios e cinco fora). A Fénix, como o clube é conhecido, faturou o terceiro acesso de Pernambuco, se juntando a Santa Cruz e Salgueiro.

O Maringá também foi pelo mesmo caminho ao igualar Londrina e Operário no Paraná. O Maringá tem 14 de fundação e subiu com a melhor campanha no geral: 16 vitórias (dez em casa e seis fora), dois empates como visitante e duas derrotas longe dos seus domínios. O duelo pelo acesso foi contra a Inter de Limeira.

 Com a melhor campanha no geral, Maringá conquistou o inédito acesso na Série D!Fernando Teramatsu / MaringáCom a melhor campanha no geral, Maringá conquistou o inédito acesso na Série D!
Já Anápolis e Itabaiana conhecem a Série C. O clube goiano estava fora do terceiro escalão nacional desde 2008, último ano antes da divisão passar a ter 20 clubes. Ao superar o Iguatu nos pênaltis, o Galo festejou com nove vitórias (quatro em casa e cinco fora), sete empates (cinco como mandante e dois como visitante) e quatro derrotas (uma em seus domínios e três fora). O Anápolis conquistou o terceiro acesso goiano na divisão. Antes, CRAC e Aparecidense já haviam subido.

A seca do Itabaiana era um pouco maior, desde 2005. O Tricolor repetiu o Confiança a subir para a Série C. O Itabaiana eliminou o Treze para deixar a Série D. São dez vitórias (sete em casa e três fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e cinco derrotas (uma em seus domínios e quatro fora).

Itabaiana e Retrô, aliás, mantiveram a tradição do Nordeste. Em 16 edições de Série D, os nordestinos garantiram acesso em todas as temporadas. São 26 acessos do Nordeste e seis títulos da região.

Antes de pensar na Série C 2025, o quarteto disputará a semifinal da Série D. Líder geral, o Maringá pegará o Anápolis, enquanto o Itabaiana desafiará o Retrô.