Minas Gerais - O Cruzeiro fez história com a inédita classificação para a final da CONMEBOL Sul-americana. Agora, o time comandado por Fernando Diniz, atual campeão da Libertadores, enfrentará o Racing na sexta decisão entre Brasil e Argentina. Se a Raposa eliminou o Lanús - 1 a 1 em Belo Horizonte e 1 a 0 na Argentina -, os argentinos passaram pelo Corinthians - 2 a 2 em São Paulo e 2 a 1 em Avellaneda.
O Cruzeiro estava fora de uma final internacional há 15 anos. Em 2009, a Raposa perdeu a Libertadores para o Estudiantes. A missão é dar o sexto título ao Brasil na Sula. A Argentina lidera com nove conquistas. Nas últimas quatro edições, os brasileiros se fizeram presente na final, enquanto os hermanos estavam fora desde 2020.
Entre os 17 campeões da Sul-americana, quatro são brasileiros (Internacional, São Paulo, Chapecoense e Athletico Paranaense). No geral, são 35 finalistas, sendo 11 do Brasil. O Racing também jamais havia chegado à final da Sul-americana. Agora, o Racing tentará ser o oitavo argentino a levantar o troféu.