Minas Gerais - O Atlético Mineiro terá um jogo ingrato em seu primeiro desafio após a inédita conquista do título da Libertadores. O Galo enfrentará o rival Cruzeiro, neste domingo, às 16 horas, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Para piorar, o Atlético ainda tentará encerrar a síndrome da faixa carimbada dos campeões da Libertadores. De 2005 para cá, nenhum clube brasileiro que venceu o torneio sul-americano conseguiu triunfar no jogo seguinte.O São Paulo, por exemplo, também teve um clássico em 2005 e não foi nada bem. Dias após conquistar o terceiro título da Libertadores, o Tricolor paulista sucumbiu diante do Santos (2 a 1) pelo Brasileirão. O Santos, aliás, foi outro que tropeçou após as comemorações da conquista sul-americana.
Em 2011, o Peixe enfrentou o Figueirense, em Florianópolis, e perdeu, por 2 a 1. Os outros campeões não perderam, mas também não embalaram o título da Libertadores com triunfo na Série A. O Internacional empatou, por 1 a 1, com o Palmeiras, em 2006, e pelo mesmo placar com o Atlético Goianiense, em 2010. Ambos os jogos tiveram mando de campo colorado.
Na temporada passada, o Corinthians, que conseguiu o mesmo ineditismo do Atlético Mineiro na Libertadores, não saiu do 1 a 1 com o Sport, em Recife, pela Série A. Apesar de todo este histórico, o técnico Cuca usará um time misto para encarar o Cruzeiro.
A vitória, porém, se faz necessário. O Atlético Mineiro ocupa posição modesta no Brasileirão com apenas dez pontos. O Cruzeiro, por sua vez, luta pela liderança, com 15 pontos. Em 2013, pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro venceu dois jogos, enquanto o Galo triunfou em uma oportunidade. Na decisão do Estadual, porém, o Atlético ficou com o título em cima da Raposa.
Confira o jogo dos campeões pós título da Libertadores:
2005
Santos 2 x 1 São Paulo
2006
Internacional 1 x 1 Palmeiras
2010
Internacional 1 x 1 Atlético Goianiense
2011
Figueirense 2 x 1 Santos
2012
Sport 1 x 1 Corinthians