São Paulo - A principal competição continental anunciou os lotes para as classificatórias da Copa Libertadores. Na segunda-feira, a CONMEBOL publicou um novo ranking de clubes e, nesse contexto, o sorteio para as eliminatórias da Copa Libertadores foi publicado na terça-feira, 17 de dezembro. Sem dúvidas vai ser uma edição muito disputada, será como um high low card game (um jogo de baralho no qual os jogadores devem adivinhar se uma carta virada para cima é maior ou menor do que uma carta virada para baixo) para poder predizer quem será o campeão no 2025.
Quais são os grupos de sorteio para as eliminatórias da Copa Libertadores?
Através das redes sociais da CONMEBOL Libertadores, foram divulgados os sorteios das fases 1 e 2 da competição continental:
FASE 1 (Classificam 3 times para próxima etapa)
– Pote 1: Alianza Lima, El Nacional e Defensor Sporting.
– Pote 2: Nacional, Monagas e Cota Bolívia.
FASE 2 (Classificam 4 times para próxima etapa)
– Pote 1: Boca Juniors, Corinthians, Cerro Porteño, Barcelona, Santa Fé, Melgar, Bahia e Ñublense.
– Pote 2: Deportes Iquique, Boston River, Universidad Central, Cota Bolívia, Cota Colômbia, e os 3 Vencedores da Etapa 1.
Estes times participam da fase prévia da Libertadores, para que 4 times cheguem na fase de grupo com os restantes times classificados separados em 4 grupos para o sorteio.
– Pote 1: Botafogo, Racing, River Plate, Palmeiras, Flamengo, Peñarol, Nacional e São Paulo.
– Pote 2: Olimpia, Liga de Quito, Internacional, Libertad, Independiente del Valle, Colo-Colo, Estudiantes de La Plata e Bolivar.
– Pote 3: Atlético Nacional, Vélez Sarsfield, Fortaleza, Sporting Cristal, Universitario, Talleres, Deportivo Táchira e Universidad de Chile.
– Pote 4: Córdoba Central, San Antonio Bulo Bulo, Atlético Bucaramanga, Carabobo e os 4 times classificados da fase prévia.
Quando será disputada a Copa Libertadores 2025?
No 2025 também terá o Mundial de Clubes
A primeira grande Copa do Mundo de Clubes da FIFA, programada para 2025 nos Estados Unidos, promete revolucionar o calendário do futebol mundial com o ambicioso objetivo de aumentar o prestígio do torneio. No entanto, seu impacto sobre os jogadores gerou um intenso debate.
Com um formato inspirado na Copa do Mundo, o torneio reunirá 32 equipes de todos os continentes, de 15 de junho a 13 de julho, para coroar o “verdadeiro campeão mundial”. O evento também consolida os Estados Unidos como o epicentro do futebol internacional, em um momento em que o país também sediará a Copa América de 2024 e a Copa do Mundo de 2026.
O Brasil oferece Brasília para sediar a final da Copa Libertadores da América em 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indicou Brasília para sediar a final da Copa Libertadores de 2025, que seria disputada no Mané Garrincha, um dos estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014 e com capacidade para 70 mil espectadores, informou a entidade nesta sexta-feira.
A proposta foi apresentada esta semana à Confederação Sul-Americana (Conmebol), responsável pelo principal torneio de clubes das Américas e pretende escolher no início do próximo ano a cidade que sediará a final da Libertadores, em 29 de novembro.
A CBF lembrou que Brasília é uma das cidades com melhor malha aérea do país, que já sediou grandes eventos esportivos, e que a candidatura tem o apoio do governador da capital brasileira, Ibaneis Rocha.
“Brasília é uma das melhores cidades para sediar a principal competição de clubes da América do Sul. A capital brasileira reúne uma série de fatores importantes, como segurança, capacidade hoteleira, malha aérea e a grandiosidade do Mané Garrincha”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Que competições sediou o Mané Garrincha?
Entre os eventos de futebol que já tiveram jogos na cidade estão a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo Sub-17 em 2021 e a Copa América em 2021, além de alguns jogos da seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
A CBF também destacou que o Mané Garrincha, com seu gramado recentemente reformado, sediou dois dos jogos mais assistidos do Campeonato Brasileiro deste ano: Vasco da Gama x Palmeiras, com 65.000 espectadores, e Flamengo x Criciúma, com 60.000.
Esta possível escolha de Brasília como sede da final da Libertadores de 2025 marcaria o retorno do evento ao Brasil após dois anos, já que o Maracanã, no Rio de Janeiro, foi o local onde o Fluminense conquistou o título de 2023 após vencer o River Plate.
A final de 2024 foi disputada em novembro passado no Monumental de Buenos Aires, onde o Botafogo venceu o também brasileiro Atlético Mineiro.