Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 06 de agosto de 2013 às 18:26

Só cinco clubes não trocaram de técnico após o Brasileirão 2012

Já outros clubes não usaram a imaginação e pegaram técnicos demitidos de clubes rivais

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A filosofia de alguns dirigentes brasileiros tem mudado aos poucos, mas a maioria ainda mantém o mantra de que sem vitória, o técnico deve ser demitido. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, apenas cinco clubes do Campeonato Brasileiro não trocaram de técnico após a última rodada da Série A 2012.

O recordista de permanência é o Corinthians. O clube paulista conta com o técnico Tite desde o final do Brasileirão 2010. A persistência resultou nos títulos do Brasileirão (2011), da Libertadores e Mundial de Clubes (2012), além do Paulistão e da Recopa Sul-americana (2013). Sem falar que, hoje, Tite é o terceiro técnico com mais jogos pelo Alvinegro do Parque São Jorge. Até o final do ano, ele deverá assumir a vice-liderança.

Outro bom exemplo a ser citado é do técnico Cuca. No Galo desde o final de 2011, o treinador se consagrou na atual temporada. Após conquistar o bicampeonato estadual (2012 e 2013), Cuca entrou para a história do clube mineiro ao garantir o inédito título da Libertadores. No final do ano, Cuca e o Atlético Mineiro ainda brigarão pela conquista do Mundial de Clubes.

Oswaldo Oliveira, no Botafogo, Marquinhos Santos, no Coritiba, e Enderson Moreira, no Goiás, são os outros clubes que seguem com seus técnicos desde a última rodada do Nacional 2012. Campeão carioca, o Botafogo lidera o Brasileirão com 23 pontos. Sem falar que o Glorioso está nas oitavas-de-final da Copa do Brasil e enfrentará o Atlético Mineiro.

O Coritiba, por sua vez, começou o ano com o tetracampeonato paranaense e na Série A chegou a liderar. Hoje, o Coxa ocupa a 3ª colocação com 20 pontos. Já Enderson Moreira foi um dos responsáveis pelo acesso do Goiás na Série B do ano passado. No 13º lugar com 13 pontos no Brasileirão, o Goiás enfrentará o Fluminense pela Copa do Brasil.

Amadores?!
Por outro lado, 15 clubes do Brasileirão trocaram de técnico entre a 38ª rodada da Série A ou da Série B do ano passado e a 11ª rodada do Nacional 2013. Sem muita imaginação, alguns clubes ainda pegaram o técnico demitido do rival.

Atual campeão brasileiro, o Fluminense demitiu Abel Braga e contratou Vanderlei Luxemburgo. Detalhe: Luxa tinha sido demitido dias antes do Grêmio. Já a Portuguesa foi atrás de Guto Ferreira, após esse ter saído da Ponte Preta. Enquanto isso, Flamengo e Internacional apostam nos últimos técnicos da Seleção Brasileira (Mano Menezes e Dunga). Por fim, o Santos segue indeciso entre efetivar ou não o técnico interino Claudinei Oliveira - substituto de Muricy Ramalho.

Confira os técnicos que terminaram o Brasileirão 2012:

* entre parênteses o técnico atual

Atlético Mineiro - Cuca

Atlético Paranaense - Ricardo Drubsky (Vágner Mancini)

Bahia - Jorginho (Cristovão Borges)

Botafogo - Oswaldo de Oliveira

Corinthians - Tite

Coritiba - Marquinhos Santos

Criciúma - Paulo Comelli (Vadão)

Cruzeiro - Celso Roth (Marcelo Oliveira)

Flamengo - Dorival Júnior (Mano Menezes)

Fluminense - Abel Braga (Vanderlei Luxemburgo)

Goiás - Enderson Moreira

Grêmio - Vanderlei Luxemburgo (Renato Gaúcho)

Internacional - Osmar Loss (Dunga)

Náutico - Alexandre Gallo (Zé Teodoro)

Ponte Preta - Guto Ferreira (Paulo César Carpegiani)

Portuguesa - Geninho (Guto Ferreira)

Santos - Muricy Ramalho (Claudinei Oliveira)

São Paulo - Ney Franco (Paulo Autuori)

Vasco - Gaúcho (Dorival Júnior)

Vitória - PC Gusmão (Caio Júnior)